Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Som da floresta marca lançamento do selo dos 150 anos de Rondon e abertura de exposição, em Porto Velho


 Gente de Opinião

Governador visita exposição acompanhado de “Rondon”, comandante da 17ª BIS e secretários

O som das florestas invadiu o térreo do Porto Velho Shopping, na tarde dessa terça-feira (5), para dar o tom das homenagens aos 150 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon. Frequentadores do ambiente uniram-se a autoridades e convidados para partilhar o momento cívico, que teve como ponto alto o lançamento do selo comemorativo e abertura da exposição de painéis alusivos ao militar que desbravou o País.

A solenidade de lançamento do selo comemorativo de Rondon foi aberta com uma aula de história do professor e historiador, Aleks Palitot, sobre o herói brasileiro, que conquistou o mundo com a definição da política indígena, que pregava o respeito aos povos primitivos da floresta. Perante uma plateia que tinha o governador Confúcio Moura, o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Ricardo Augusto Costa Neves; secretários de estado, parlamentares e estudantes, Palitot explicou que Rondon tornou conhecida uma região da qual o Brasil pouco sabia.

Veja todas as fotos da exposição

Segundo o professor, Rondon integrou a Amazônia através da comissão que estabeleceu as comunicações telegráficas com o resto do País. Ele acentuou que o homenageado era descendente dos índios bororo e, por isso, de genética resistente à floresta. Palitot ressaltou que o militar realizou um inventário da região, fato relevante para o conhecimento das riquezas que eram abrigadas na selva brasileira.

O evento teve a adesão do Porto Velho Shopping desde o primeiro momento, segundo o coordenador de marketing, Flávio Miyata. Os painéis que contam a trajetória de Rondon ficarão espalhados pelos corredores e, segundo Miyata, são uma contribuição para que a sociedade saiba cada vez mais sobre a história de Rondon e de Rondônia.

Gente de Opinião

Governador faz a obliteração do selo

O selo comemorativo dos 150 anos de Rondon foi lançado simultaneamente em outras seis cidades brasileiras (Brasília/DF, Cuiabá/MT, Marechal Cândido Rondon/PR, Rio de Janeiro/RJ, Santo Antônio de Leverger/MT e São Paulo/SP), que tiveram sua história marcada de alguma forma pelo marechal. Conforme o diretor regional dos Correios, Sergio Simão de Araújo, trata-se de uma peça especial, que vem em forma de sextilha – uma imagem dividida em seis selos – com tiragem de dois milhões de exemplares.

“Rondon é para o Exército uma referência de militar excepcional”, disse o general Costa Neto, afirmando que estava orgulhoso de participar de um momento tão especial e parabenizou os organizadores do evento.

TRAJETÓRIA

Confúcio Moura usou sua própria história na região para exemplificar a importância de Rondon para o estado. O governador disse que o militar explorou uma região que era desconhecida do país e que por isto, tempos depois, foi ocupada por pessoas dos mais diversos pontos do país, como ele próprio, que instalou-se em Ariquemes, onde ainda conseguiu ver restos da rede telegráfica instalada pelo militar. “Precisamos, neste momento, em nosso país de mais pessoas com a mesma fibra e senso de patriotismo que tinha o marechal Rondon”, afirmou.

Após a cerimônia o governador e os convidados visitaram os painéis espalhados pelo shopping, que permanecerão em exposição até o final do ano.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)