Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Som da floresta marca lançamento do selo dos 150 anos de Rondon e abertura de exposição, em Porto Velho


 Gente de Opinião

Governador visita exposição acompanhado de “Rondon”, comandante da 17ª BIS e secretários

O som das florestas invadiu o térreo do Porto Velho Shopping, na tarde dessa terça-feira (5), para dar o tom das homenagens aos 150 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon. Frequentadores do ambiente uniram-se a autoridades e convidados para partilhar o momento cívico, que teve como ponto alto o lançamento do selo comemorativo e abertura da exposição de painéis alusivos ao militar que desbravou o País.

A solenidade de lançamento do selo comemorativo de Rondon foi aberta com uma aula de história do professor e historiador, Aleks Palitot, sobre o herói brasileiro, que conquistou o mundo com a definição da política indígena, que pregava o respeito aos povos primitivos da floresta. Perante uma plateia que tinha o governador Confúcio Moura, o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Ricardo Augusto Costa Neves; secretários de estado, parlamentares e estudantes, Palitot explicou que Rondon tornou conhecida uma região da qual o Brasil pouco sabia.

Veja todas as fotos da exposição

Segundo o professor, Rondon integrou a Amazônia através da comissão que estabeleceu as comunicações telegráficas com o resto do País. Ele acentuou que o homenageado era descendente dos índios bororo e, por isso, de genética resistente à floresta. Palitot ressaltou que o militar realizou um inventário da região, fato relevante para o conhecimento das riquezas que eram abrigadas na selva brasileira.

O evento teve a adesão do Porto Velho Shopping desde o primeiro momento, segundo o coordenador de marketing, Flávio Miyata. Os painéis que contam a trajetória de Rondon ficarão espalhados pelos corredores e, segundo Miyata, são uma contribuição para que a sociedade saiba cada vez mais sobre a história de Rondon e de Rondônia.

Gente de Opinião

Governador faz a obliteração do selo

O selo comemorativo dos 150 anos de Rondon foi lançado simultaneamente em outras seis cidades brasileiras (Brasília/DF, Cuiabá/MT, Marechal Cândido Rondon/PR, Rio de Janeiro/RJ, Santo Antônio de Leverger/MT e São Paulo/SP), que tiveram sua história marcada de alguma forma pelo marechal. Conforme o diretor regional dos Correios, Sergio Simão de Araújo, trata-se de uma peça especial, que vem em forma de sextilha – uma imagem dividida em seis selos – com tiragem de dois milhões de exemplares.

“Rondon é para o Exército uma referência de militar excepcional”, disse o general Costa Neto, afirmando que estava orgulhoso de participar de um momento tão especial e parabenizou os organizadores do evento.

TRAJETÓRIA

Confúcio Moura usou sua própria história na região para exemplificar a importância de Rondon para o estado. O governador disse que o militar explorou uma região que era desconhecida do país e que por isto, tempos depois, foi ocupada por pessoas dos mais diversos pontos do país, como ele próprio, que instalou-se em Ariquemes, onde ainda conseguiu ver restos da rede telegráfica instalada pelo militar. “Precisamos, neste momento, em nosso país de mais pessoas com a mesma fibra e senso de patriotismo que tinha o marechal Rondon”, afirmou.

Após a cerimônia o governador e os convidados visitaram os painéis espalhados pelo shopping, que permanecerão em exposição até o final do ano.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio