Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Sisu: 500 mil inscrições. Medicina é o mais procurado


 
Amanda Cieglinski
Agência Brasil

Brasília - Até as 12h de hoje (17), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu 500 mil inscrições. O número representa cerca de 15% do total de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. O curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE) foi o mais procurado pelos estudantes com 7.680 inscrições até o início da manhã.

Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 instituições. As inscrições começaram ontem e foram prorrogadas até quinta-feira (20). Alunos relataram dificuldades para acessar a página, que ficou sobrecarregada pelo grande número de acessos.

O segundo curso mais procurado foi ciência e tecnologia na Universidade Federal do ABC (UFABC), com 6.495 inscritos, seguido por medicina e direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cada um com 3.786 e 3.724 inscritos, respectivamente.

Entre as instituições mais procuradas, em primeiro lugar aparece a UFCE, seguida pela UFRJ, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Após os problemas de lentidão e acesso ao Sisu, o MEC limitou em 20 minutos o tempo que o estudante tem para fazer a inscrição. Se nos dez primeiros minutos não houver navegação, a página será fechada. O objetivo, de acordo com a pasta, é reduzir a navegação excessiva.

Veja quais foram os 10 cursos mais procurados no Sisu até as 10h de hoje:

Medicina – Universidade Federal do Ceará (UFCE): 7.680 inscrições
Ciência e tecnologia - Universidade Federal do ABC (UFABC): 6.495 inscritos
Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 3.786 inscritos
Direito - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 3.724 inscritos
Medicina – Universidade Federal de Pelotas (UFPel): 3.487
Engenharia de Produção – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): 3.156
Direito - Universidade Federal do Ceará (UFCE): 2.994
Medicina - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): 2.647
Medicina – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): 2.431
Direito – Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 2.405

Fonte: Ministério da Educação

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)