Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Sintero e seduc discutem reivindicações da educação



A direção do Sintero teve na tarde desta terça-feira (25/01) a primeira reunião com o novo secretário de Estado da Educação Jorge Alberto Elarrat Canto, oportunidade em que foram iniciadas as negociações visando ao atendimento das reivindicações dos trabalhadores em educação.

Pelo Sintero participaram da reunião a presidente Claudir Mata, o Secretário-Geral Manoel Rodrigues, o Secretário de Assuntos Jurídicos Nereu Klosinski, o Secretário de Assuntos Sociais José Paulino, o diretor da Regional Norte Haroldo Félix e a ex-diretora da Regional Mamoré e vereadora por Guajará-Mirim Marilete Soares Diniz.Sintero e seduc discutem reivindicações da educação - Gente de Opinião

Além do secretário, participaram, pela Seduc, a secretária adjunta Leila Pires Myrria e a Coordenadora Pedagógica Maria Geovana.

Além de apresentar as necessidades mais urgentes dos trabalhadores em educação visando ao início do ano letivo de 2001, a reunião teve como finalidade de discutir com a Seduc o cumprimento dos compromissos firmados pelo governador Confúcio Moura quando da sua participação na Conferência Estadual de Educação, realizada em setembro de 2010 em Porto Velho.

Como se tratam de muitos itens, ficou acordado que um só encontro será insuficiente para todos os aspectos das mudanças propostas. Por isso será realizada uma série de reuniões, ficando a segunda marcada para a tarde desta quarta-feira.

Como primeira medida ficou decidida a realização de uma audiência pública no dia 11 de janeiro, sexta-feira, às 18:30, no auditório da escola Major Guapindaia.

A intenção é reunir representantes do governo, trabalhadores em educação, pais de alunos e toda a comunidade escolar em um evento que possa discutir os problemas da educação e buscar soluções, ouvindo-se, principalmente, as pessoas que participam do processo educativo.

Pelo menos um assunto ficou definido na reunião desta terça-feira: a implantação de gestão democrática nas escolas estaduais. O secretário se comprometeu em iniciar as discussões buscando modelos e experiências de gestão democrática para criar um modelo adequado para o Estado.

A presidente do Sintero considerou positivo o primeiro encontro e espera que as negociações avancem nos próximos dias para apresentar resultados na primeira assembléia geral estadual dos trabalhadores em educação, a ser realizada na primeira semana de fevereiro.

 

Autor: Assessoria

 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025 movimenta o município de Guajará-Mirim nesta sexta-feira, 14

Abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025 movimenta o município de Guajará-Mirim nesta sexta-feira, 14

A abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025, no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim acontece nesta sexta, 14, a partir das 20h, com a apres

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)