Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Sesi Música acontece neste final de semana


 
O ingresso será a doação de um quilo de alimento não perecível

Muitos ritmos e estilos musicais serão apresentados nos dias 12 e 13 de setembro, no ginásio do SESI (Serviço Social da Indústria), em Porto Velho, durante a semifinal e final da fase estadual do Festival Sesi Música 2009. A coordenação do evento já divulgou a lista dos classificados para as fases semifinal e final do concurso. Os shows terão início às 19h30 e. Haverá a participação de artistas dos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena. 

Em Rondônia, nove trabalhos foram selecionados para a etapa estadual, dentre os quais, apenas dois serão selecionados para concorrer à etapa nacional a ser realizada em Brasília, no mês de novembro. Segundo a coordenadora do festival no estado, Lidiane Bandeira, ‘são aceitas apenas músicas brasileiras, de qualquer época ou estilo’. 

A chegada dos músicos do interior a Porto Velho está prevista para a esta sexta-feira, 11, data que se iniciam algumas atividades, como a ‘oficina de interpretação musical e técnica vocal’, sob o comando da cantora lírica, Wilka Sol Sol. 

As apresentações foram divididas em duas categorias. A primeira - aberta somente para composições inéditas (letra e música) - foi subdividida em ‘composições inéditas’ e ‘interpretações inéditas’. Para a segunda categoria, foram avaliadas e selecionadas canções já gravadas e editadas, não inéditas, dentro da modalidade ‘interpretação’. 

Para a superintendente do Sesi, Soraia Vilela, ‘investir em atividades culturais e de lazer é investir na arte como ferramenta que promove qualidade de vida’. 

O projeto do Festival Sesi Música – afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e diretor regional do Sesi/RO, Denis Roberto Baú – está contemplado dentro do Programa Indústria Saudável do Sesi e corresponde ao objetivo estratégico de incentivar aos trabalhadores das indústrias e seus dependentes a adoção de estilos de vida saudáveis. 

Em 2008 - primeira edição do festival nacional - Rondônia já foi destaque. Apenas quatro empresas do estado se inscreveram, entre elas a Indústria Von Rondon, do município de Cacoal. A empresa conquistou o 2° lugar na categoria interpretação com a jovem Tâmmilis Von Rondon, filha da empresária Lindalva da Silva Souza, proprietária da indústria do ramo de confecções. Sílvio de Macedo Santos (Zé Katraca), do Jornal Diário da Amazônia, ganhou troféu especial de melhor composição e interpretação inédita. 

Todas as despesas do festival são custeadas pelo Sesi e podem concorrer os trabalhadores da indústria e seus dependentes diretos: cônjuges e filhos, a partir de 12 anos de idade. Após o resultado da grande final, em Porto Velho, no dia 13, haverá show com o cantor Cláudio Zoli. 

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Os cantores Silvinho Santos, Roosevelt Matos, Edmilson Gama, Iná, Jailton dos Teclados, Beto Cezár, Grupo Melodia e o Trio Forrozada, são as atrações

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em