Terça-feira, 10 de novembro de 2009 - 05h57
Por um Fio é o tema do terceiro programa da série CurtaDoc, que vai ao ar nesta terça-feira 10, às 21 horas, no SESCTV. Com abordagens sobre experiências de vida de personagens de três estados brasileiros, este episódio exibirá os documentários Vestígio (CE), de Karla Holanda, Revelando minha vida, de Fleury da Silva de Almeida (GO), e O Matrimônio, de Ralf Tambke (RJ). Para comentar a relação dos filmes com o tema foi convidada Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, que faz pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisando sobre retórica e produção de emoções no teatro grego antigo e no cinema.
Vestígio trata de duas personagens. Ela é Lirete, 67 anos. Ele é Zuza, 84 anos. Das experiências acumuladas de suas vidas, fazem um ensaio sobre a universalidade dos sentimentos. Revelando minha vida é um dos filmes do programa do projeto Revelando os Brasis (MinC), e exibe a trajetória do diretor do filme e a luta de sua mãe pela reforma agrária e melhores condições de vida. O Matrimônio, de Ralf Tambke, narra um dia na vida de uma mulher e de um homem. Ela ganha a vida na cidade para manter seus sete filhos que estão na periferia aguardando a mãe no fim de semana. O homem trabalha no campo e no fim de semana ele busca uma renda extra na cidade.
Segundo Ralf, o documentário foi rodado em 1993, e finalizado em 2006 através de um concurso do Instituto Goethe junto com outros seis projetos de diretores brasileiros, incluindo Sandra Werneck, Jorge Furtado e Otto Guerra. As montagens foram realizadas por Peter Przygodda, editor de filmes de Wim Wenders. "O que mais encantou os selecionadores dos projetos no curta O Matrimônio foi o trabalho com o conflito e a complementaridade entre campo e cidade", diz Ralf.
Produzido pela Contraponto, o CurtaDoc vai ao ar até julho de 2010 e exibe uma mostra representativa de documentários brasileiros em curta-metragem produzidos desde o final dos anos 50. Para a primeira temporada do programa foram selecionados 125 filmes de um total de 520 inscritos no site www.curtadoc.tv. As inscrições e a seleção continuam e o próximo passo é transformar o site em um catálogo de documentários para pesquisa, com a construção de um novo banco de dados sobre o documentário no Brasil.
O QUÊ: Programa CurtaDoc.
EPISÓDIO 3: Por um Fio (existencial)
QUANDO: Dia 10 de novembro, terça-feira, 21 horas.
REPRISES: quarta (11), à 1h e às 15h; quinta (12), às 9h; sábado
(14), às 22h; e domingo (15), às 19h.
ONDE: SESCTV, canal 3 da Sky em todo o Brasil.
Outras operadoras, consulte: www.sesctv.org.br
Fonte: Sílvio Santos
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino
No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)