Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Sesc Rondônia abre exposição de artes visuais com obras de artistas locais

Evento promove acesso gratuitos às diferentes formas de expressão artística


Sesc Rondônia abre exposição de artes visuais com obras de artistas locais - Gente de Opinião

Começa na quinta-feira (06), às 19h, a exposição “Delas Mesmas” que promete encantar o público com obras assinadas por artistas femininas rondonienses. A mostra é uma realização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia – por meio do Sesc/RO – em parceria com o Governo do Estado de Rondônia – através da Casa de Cultura Ivan Marrocos –, e tem como objetivo promover a cultura e as artes visuais no Estado reunindo obras que trazem um panorama diversificado da produção artística contemporânea.

Realizada em alusão aos 40 anos da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio-RO), a exposição conta com obras de 8 artistas atuantes em Porto Velho que abrangem diversas vertentes da arte contemporânea. A curadoria da mostra foi realizada pela equipe de Artes Visuais do Sesc, que selecionou as obras com base em critérios de qualidade artística e relevância cultural.

A Coordenadora de Cultura do Sesc Rondônia, Maria Braga, destacou a importância da exposição para a promoção da cultura e das artes no Estado. "O Sesc tem como missão democratizar o acesso à cultura e às artes, e essa exposição é mais uma iniciativa para cumprir essa missão. A arte é uma forma de expressão que nos permite refletir sobre o mundo e sobre nós mesmos, sendo a exposição ‘Delas Mesmas’ uma oportunidade de aprofundarmos essa discussão pela óptica feminina", afirmou.

A abertura contará com a presença das artistas e um bate-papo sobre seus processos criativos, seu histórico profissional e a partilha das suas visões sobre temas pertinentes à sociedade e seu diálogo com as artes.       

A exposição de artes visuais ficará em cartaz Casa de Cultura Ivan Marrocos – localizada na Av. Carlos Gomes, 563, Caiari – até o dia 28 de abril e é uma excelente oportunidade para quem deseja se conectar com a arte e a cultura no Estado. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.


Sobre as artistas participantes

Caroline Gervazio é artista visual, arte educadora e ilustradora graduada em artes visuais e especialista em Cultura e Educação. A artista fez curso na Scuola Internazionale d'Illustrazione di Sarmede, na Itália. Personalidade atuante na malha cultural rondoniense, Carolina já expôs em 36ª edição da Mostra di illustrazione per l'infanzia Le immagini della fantasia, organizado pela Scuola Internazionale d’illustrazione, na Itália em 2018/2019.

Magali Queiroz é professora de pintura. Autodidata, a artista desenvolveu e aprimorou seu talento pela pintura hiper-realista com tutorias e cursos on-line onde estudou com professores de diversas nacionalidades. Atualmente seu foco está em Portraits pintados em óleo sobre tela com uso de espátulas.

Adelina Jacobs já expôs suas gravuras na XIII Bienal Internacional de Itália - Museu Del Crabado Castelo Dei Palaogi. Também teve suas obras exibidas na 5ª Bienal do Museu Nacional de Gravura em São Paulo; e na 15ª Mostra Miniarte Internacional de Acqui Terme Exchange Belfast, na Irlanda do Norte.

Cris Hadassa é uma artista amazônida e designer de bio-joias. A artista é convertida ao judaísmo e gosta de se conectar com suas forças místicas para materializar as coisas do céu e da terra.

Alê Masso sempre teve a arte como seu hobby preferido e alimenta essa paixão com muitos cursos de desenho, pintura, patchwork e desenho digital. Atualmente produz brinquedos infantis em feltro e sublimação de costura e expõe em várias feiras criativas dentro da Região Amazônica.

Silvia Feliciano é bacharel em Pintura e Escultura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Já foi selecionada e premiada em Salões de Arte, participando também de exposições coletivas e individuais. O aspecto formal dos seus trabalhos remete a ideias de ancestralidade e arqueologia. Os temas “Oráculos” e “Reconstrução de Árvores” são recorrentes na produção da artista.

Angela Schiling é Professora e Curadora de artes graduada em Belas Artes e especialista em Gravuras. Angela é reconhecida em todo o âmbito nacional e tem uma trajetória em diversas mostras e bienais internacionais ao redor do mundo. A Curadora já participou de diversas comissões de seleção e premiação de Salões e Concursos de Arte, em especial o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – a convite de Fundação Nacional de Artes (Funarte) – no Rio de Janeiro (2015), representando o Norte do Brasil.

Jessica Martiniano é graduada em Artes Visuais, professora e Ilustradora-aquarelista. A artista é grande nome atuante dos movimentos pictóricos do estado de Rondônia. Atualmente trabalha em seu Ateliê e ilustra seu Canal de Artes. Sua epifania se faz na liberdade de criar imagens que vem no mundo da imaginação, principalmente quando pinta em óleo sobre tela.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arraial Municipal de Porto Velho acontece nesta sexta, sábado e domingo

Arraial Municipal de Porto Velho acontece nesta sexta, sábado e domingo

O calendário cultural ganha vida neste mês de maio com a chegada do Arraial Municipal. Esta é a sexta edição do evento realizado pela Prefeitura de

Sucesso de Público no Festival de Música Madeira Mamoré em Porto Velho

Sucesso de Público no Festival de Música Madeira Mamoré em Porto Velho

A Associação Madeira Mamoré, localizada na zona Leste da cidade, foi palco de um evento memorável na noite de sábado, 04 de maio. O Festival de Músi

Exposição que celebra cultura quilombola marca encerramento de oficina de fotografia em Rondônia

Exposição que celebra cultura quilombola marca encerramento de oficina de fotografia em Rondônia

A vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz, situada no município de Pimenteiras do Oeste (RO), recentemente foi o epicentro de uma celebração cu

Alunos de Vilhena são capacitados com oficina de artesanato promovida pela Associação Diversidade Amazônica

Alunos de Vilhena são capacitados com oficina de artesanato promovida pela Associação Diversidade Amazônica

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Diversidade Amazônica (ACEMDA), realizou uma iniciativa transformadora

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)