Quarta-feira, 1 de outubro de 2014 - 08h02
O Serviço Social do Comércio em Rondônia mais uma vez adere à campanha Outubro Rosa. Neste mês inteiro, todas as mulheres que frequentam as unidades Esplanada, Centro e Campestre, poderão contar com uma programação especial. A coordenação de Saúde estará realizando palestras educativas tanto nas unidades quanto em escolas municipais em Porto Velho.
As palestras sobre o câncer de mama e de colo de útero serão realizadas nas escolas municipais Ulisses Soares (20/10), Antônio Ferreira da Silva (22/10), Estela Compasso (24/10), sempre das 18h às 20h30. A palestra no Sesc Esplanada acontecerá em parceria com a Unimed, no dia 14 de outubro, às 16 horas, no Teatro 1. O Sesc Centro também contará com uma programação diferenciada, através de áudios que serão veiculados no local nos horários de atendimento.
O destaque deste ano fica por conta da iluminação do entorno do Sesc Esplanada, que receberá um toque especial. Durante todo o mês ficará rosa. Essa iniciativa de iluminar locais e monumentos em adesão à campanha teve a primeira iniciativa vista no Brasil no dia 02 de outubro de 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ficou iluminado de rosa.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira — excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma e da próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou no final do ano passado, que 2014 teriam 57 mil novos casos de câncer de mama no país.
“Dados atuais confirmam que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Sabemos que prevenção é importante porque, quando detectado precocemente, as chances de cura são de quase 100%. O Sistema Fecomércio através do Sesc já desenvolve atividades de conscientização, e é claro, que neste evento tão importante, não poderia ficar de fora” destacou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araújo Coelho.
O Outubro Rosa, é uma ação de conscientização mundial que é promovida por diversas entidades, com o intuito de ressaltar a importância da prevenção e combate do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990 em Nova York e desde então é promovido anualmente em várias cidades do mundo.
Fonte: Renata Vannier
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)