Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Servidores e magistrados do Judiciário discutem mudanças na ortografia


 

Servidores e magistrados do Poder Judiciário de Rondônia estiveram reunidos no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, para assistir a uma apresentação sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A iniciativa foi da Coordenadoria de Revisão Redacional do TJRO (Cored). A professora e revisora do TJ RO, Maria Janete Gonçalves Machado Rodrigues, apresentou aos servidores do Judiciário as mudanças do Acordo, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2009.

Durante mais de uma hora os participantes discutiram as mudanças na língua portuguesa. A servidora Vera Mazzarotto acredita que não vai ser fácil assimilar todas as novidades. "Nos cabe cientificar a alteração ortográfica, lendo e aproveitando iniciativas como a do TJ". O servidor Luíz Filho também acredita que a inciativa da Cored foi importante. "Foi necessário este encontro para que tomássemos a iniciativa de discutir as novas regras. Trabalhamos num órgão oficial e temos que acompanhar todas as mudanças".

Para Maria Janete, a Cored não poderia deixar de apresentar aos servidores o que existe de novo na língua portuguesa. “As novas regras propõem unificar o registro do português. Mesmo sabendo que no Brasil as mudanças nos livros didáticos vão acontecer só em 2010, ainda sim, acredito que é necessário que todos conheçam as regras”.


Fonte: Ascom - TJ RO

Mais Sobre Cultura

COLCHA DE RETALHOS DA ELEIÇÃO - Por Lúcio Albuquerque

COLCHA DE RETALHOS DA ELEIÇÃO - Por Lúcio Albuquerque

URNASNo turno houve denúncias de urnas que teriam sido violadas. Agora, corre à boca pequena que pode haver “urnas emprenhada” – um termo que represen

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo p