Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Senadora defende ampliação de professores para universidades da Amazônia


Durante reunião ontem (29) com o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu a ampliação do quadro de professores e técnicos das universidades federais da região amazônica.

“Não podemos deixar para outra etapa o preenchimento de quadros para a região que, embora reconheçamos o esforço do governo federal em suprir as carências, ainda apresenta grande defasagem em relação a instituições de nível superior de outras regiões”, disse, se contrapondo à idéia de se incluir efetivos necessários em novo planejamento do MEC para 2010.

Coordenada pela deputada Marinha Raupp, a reunião foi realizada a pedido da Comissão da Amazônia. Estiveram presentes reitores e vice-reitores das universidades federais de Rondônia, Amapá, Amazonas, Roraima e Acre.

A bancada e reitores querem uma definição do MEC sobre o número de cargos que será destinado a cada uma das instituições no universo de mais de 7 mil previstos no projeto de lei 1746/2007, do Executivo, que cria cargos efetivos e comissionados para redistribuição às instituições de ensino superior. Este projeto está pronto para votação no plenário da Câmara.

O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), José Januário, disse que o Estado tem um demanda crescente, precisando atualmente de 279 docentes, 100 assistentes administrativos, 370 técnicos e ainda 55 funções comissionadas. 

O secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, disse que os cargos previstos no projeto destinam-se ao atendimento de necessidades decorrentes da política de expansão do ensino superior federal e as necessidades internas das universidades. Quanto à distribuição, o secretário disse que o ministério será sensível as demanda da região Norte.

Além de Fátima, participaram da audiência os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Fonte: Mara Paraguassu
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio