Porto Velho (RO) domingo, 21 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Senadora defende ampliação de professores para universidades da Amazônia


Durante reunião ontem (29) com o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu a ampliação do quadro de professores e técnicos das universidades federais da região amazônica.

“Não podemos deixar para outra etapa o preenchimento de quadros para a região que, embora reconheçamos o esforço do governo federal em suprir as carências, ainda apresenta grande defasagem em relação a instituições de nível superior de outras regiões”, disse, se contrapondo à idéia de se incluir efetivos necessários em novo planejamento do MEC para 2010.

Coordenada pela deputada Marinha Raupp, a reunião foi realizada a pedido da Comissão da Amazônia. Estiveram presentes reitores e vice-reitores das universidades federais de Rondônia, Amapá, Amazonas, Roraima e Acre.

A bancada e reitores querem uma definição do MEC sobre o número de cargos que será destinado a cada uma das instituições no universo de mais de 7 mil previstos no projeto de lei 1746/2007, do Executivo, que cria cargos efetivos e comissionados para redistribuição às instituições de ensino superior. Este projeto está pronto para votação no plenário da Câmara.

O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), José Januário, disse que o Estado tem um demanda crescente, precisando atualmente de 279 docentes, 100 assistentes administrativos, 370 técnicos e ainda 55 funções comissionadas. 

O secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, disse que os cargos previstos no projeto destinam-se ao atendimento de necessidades decorrentes da política de expansão do ensino superior federal e as necessidades internas das universidades. Quanto à distribuição, o secretário disse que o ministério será sensível as demanda da região Norte.

Além de Fátima, participaram da audiência os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Fonte: Mara Paraguassu
 

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona