Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Senadora defende ampliação de professores para universidades da Amazônia


Durante reunião ontem (29) com o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu a ampliação do quadro de professores e técnicos das universidades federais da região amazônica.

“Não podemos deixar para outra etapa o preenchimento de quadros para a região que, embora reconheçamos o esforço do governo federal em suprir as carências, ainda apresenta grande defasagem em relação a instituições de nível superior de outras regiões”, disse, se contrapondo à idéia de se incluir efetivos necessários em novo planejamento do MEC para 2010.

Coordenada pela deputada Marinha Raupp, a reunião foi realizada a pedido da Comissão da Amazônia. Estiveram presentes reitores e vice-reitores das universidades federais de Rondônia, Amapá, Amazonas, Roraima e Acre.

A bancada e reitores querem uma definição do MEC sobre o número de cargos que será destinado a cada uma das instituições no universo de mais de 7 mil previstos no projeto de lei 1746/2007, do Executivo, que cria cargos efetivos e comissionados para redistribuição às instituições de ensino superior. Este projeto está pronto para votação no plenário da Câmara.

O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), José Januário, disse que o Estado tem um demanda crescente, precisando atualmente de 279 docentes, 100 assistentes administrativos, 370 técnicos e ainda 55 funções comissionadas. 

O secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, disse que os cargos previstos no projeto destinam-se ao atendimento de necessidades decorrentes da política de expansão do ensino superior federal e as necessidades internas das universidades. Quanto à distribuição, o secretário disse que o ministério será sensível as demanda da região Norte.

Além de Fátima, participaram da audiência os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Fonte: Mara Paraguassu
 

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)