Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Seminário discute melhorias no ensino na zona rural


Discutir alternativas para melhorar cada vez mais o ensino nas zonas rurais de Porto Velho, propiciando uma maior interação entre professores e alunos. Este é um dos principais objetivos do 2º Seminário de Educação do Campo, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de março, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), na Capital. “O que pretendemos, na verdade, é definir um projeto político-pedagógico, envolvendo a grade curricular, a legislação e a estruturação escolar”, explicou a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.

Segundo a chefe da Divisão de Ensino Rural (Dier) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, Berenice Simão, o seminário terá como palestrante  o professor Antônio Munarim, uma das maiores autoridades brasileiras na área de educação para o campo. Doutor no assunto, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ele vai mostrar o que é preciso ser feito, em Porto Velho, para tornar a educação do campo um referencial em comparação com o ensino aplicado na zona urbana. É a inclusão social, no setor educacional, insistentemente pregada e cumprida pelo prefeito Roberto Sobrinho.

A expectativa da secretária e do prefeito é reunir, na Capital, os professores e diretores das escolas rurais que, através de várias oficinas, vão discutir alternativas e buscar um modelo pedagógico, de acordo com a realidade da educação do campo em Porto Velho.

Legislação – De acordo com a chefe da Divisão de Inspeção Escolar Municipal (DIEM) da Semed, Luciana Basílio dos Santos, além dos dias 27 e 28 de março, em Porto Velho, o seminário se desdobrará nos dias 3 e 4 de abril, no Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã (NEPA), e nos dias 10 e 11 de abril, no Baixo Madeira. Durante a “Oficina na Escola: Legislação e Escrituração em Debate”, segundo a técnica Janayara Dede, vão ser estudadas as questões da legislação, autorização e funcionamento das escolas, além da estruturação escolar – instrumentais da Secretaria Escolar.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)