Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Semed prepara novas vagas para 2011


 
De acordo com a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira em 2011 estarão em sala de aula aproximadamente 50 mil alunos. “Um salto gigantesco na rede municipal de ensino”, diz a secretária da Semed, destacando que em 2005, quando Roberto Sobrinho assumiu a prefeitura de Porto Velho, apenas 28.061 estudantes estavam matriculados regularmente.

“Este aumento está relacionado aos grandes investimentos que o município realiza na educação, em todas as suas esferas. Temos hoje transporte escolar adequado, merenda de qualidade, educadores e servidores capacitados e uma estrutura que não deixa nada a desejar às grandes metrópoles”, disse Fátima, acrescentando que a rede de ensino do município conta hoje com 57 escolas municipais urbanas e 74 rurais.

Ainda de acordo com a secretária da Semed, a prefeitura construiu novos prédios e realizou reforma geral em suas escolas e assim vai ofertar em 2011 novas vagas. Escolas como a Jaime de Alencar, Alzira Falcão e São Luiz Gonzaga no Baixo Madeira receberam novos prédios; a escola Vale do Jamari, na localidade de Escalerita e na 15 de Novembro no projeto de assentamento Joana D'Arc, linha 15 também receberam novos prédios.

Na Escola Maria Angélica, na BR 364, km 32 (dona Antônia), a prefeitura construiu nova sala de aula. Em Porto Velho, no bairro Tucumanzal, a prefeitura também construiu nova escola e fez a subestação na Escola Estela de Araújo Compasso, no bairro Marcos Freire; fez ainda a cobertura do pátio e construção de nova estrutura para caixa na Escola São Pedro no bairro Pedrinhas; a Escola Vovó Helena recebeu reforma geral, como também a Escola Santa Margarida no bairro Teixeirão e Som da Craviola, no Tancredo Neves.

Novas vagas

Em breve a população do bairro Floresta ganhará uma nova Escola para os alunos da Educação Infantil. A previsão da equipe de engenharia da secretaria municipal de Educação (Semed) é de que até janeiro de 2011, a prefeitura de Porto Velho faça a entrega da Escola Nova República, que está sendo construída na Rua Sepetiba. A Escola irá substituir a antiga, que não tinha mais condições de atender a grande demanda por novas vagas. A decisão de fazer uma nova Escola, foi constatada porque não havia mais condições de reformar e nem de ampliar o prédio velho. Então a melhor saída foi à construção de uma nova escola. No novo prédio, a Escola Nova República passará a funcionar com três salas de aulas e terá sua capacidade ampliada para atender 90 alunos nos dois turnos (manhã e à tarde), aumentando a oferta de 30 novas vagas.

Inclusão social

Outro fato apontado pela secretária é em relação à inclusão social. “Temos primado pela inclusão de alunos especiais no ensino regular, dando oportunidade de integração com demais estudantes em um ensino voltado para a formação profissionalizante e a constituição da consciência cidadã”, completou Fátima.

Em 2005, apenas dois alunos estavam matriculados na Escola regular, hoje são 503 estudantes, sendo eles portadores de deficiências físicas ou mentais. “Montamos 16 salas com recursos multifuncionais. Elas estão localizadas nas Escolas municipais Antônio Ferreira, São Pedro, Manoel Aparício, Padre Chiquinho, Joaquim Vicente, Senador Darcy Ribeiro, Engenheiro Francisco Erse, Pedro Batalha, Estela Compasso, 12 outubro, Bom Princípio, Cora Coralina ( Jacy Paraná), 13 de Maio (Extrema), Henrique Dias (São Carlos) e Nossa Senhora de Nazaré (Nova Mutum). A estrutura destas salas atendem as demais Escolas das proximidades”, ressaltou.

Com o objetivo de apoiar e fortalecer o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a rede municipal de ensino de Porto Velho em parceria com o MEC/FNDE, de 2005 até o ano de 2010, implantou 16 salas multifuncionais.

Os estabelecimentos possuem banheiro apropriado para os alunos, materiais pedagógicos, computadores com programas especiais, TV, mesa e cadeiras. As educadoras são especialmente treinadas e preparadas para ensinar esse grupo especial na Escola. São ensinadas as linguagens em braile e a língua brasileira de sinais (Libras).

Zona rural

A prefeitura recebe do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), do Governo Federal, transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com a manutenção de veículos escolares pertencentes ao município e com a contratação de serviços terceirizados de transporte, tendo como base o quantitativo de alunos transportados e informados no Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) relativo ao ano anterior ao do atendimento.

Em 2005 a prefeitura transportava cerca de 2.500 alunos na zona Rural. Hoje está transportando uma média de 10 mil alunos. Segundo Fátima Ferreira, boa parte deles não frequentavam a escola porque não tinha transporte, ou não havia escola, nem estradas, e hoje a realidade é outra, um cenário de mais acesso e maior permanência em sala de aula.
“Temos hoje 95 ônibus escolares padronizados, 67 voadeiras e entregamos 1.250 mil bicicletas este ano. Deixamos de adquirir o transporte ‘rabeta’ em 2005, pois as voadeiras atendem melhor o transporte de nossos alunos, porque possuem cobertura e oferecem mais conforto”, concluiu.

Fonte: Meiry Santos & Joel Elias

 

Mais Sobre Cultura

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) realizado pelo Governo de Rondônia inicia a fase final nesta quinta-feira (19) com a Cerimônia d

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do país. Promovido pelo Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio-

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i