Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Semed prepara Censo Escolar na Educação Básica


 
O Censo Escolar 2001, que busca realizar um levantamento completo sobre a situação das instituições de ensino que oferecem a chamada Educação Básica em todo o País, será feito entre 25 de maio e 14 de agosto em Porto Velho. Nesta terça-feira, representantes das escolas da rede pública municipal participaram de uma capacitação, no Centro de Formação para Profissionais da Educação, anexo ao Teatro Banzeiros.

O Censo Escolar é uma iniciativa do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (INEP), e busca colher dados sobre a quantidade de escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica.

A pesquisa é feita todos os anos desde 1991. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas.

Novidade

Em 2011, a novidade será a inclusão da contagem sobre os profissionais tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC). A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura - também será coletada, para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares.

O coordenador municipal do Censo escolar em Porto Velho, Almir Poubel, foi o palestrante, explicando aos servidores a forma correta de se preencher os formulários e também esclarecendo dúvidas sobre o processo.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)