Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Semed prepara Censo Escolar na Educação Básica


 
O Censo Escolar 2001, que busca realizar um levantamento completo sobre a situação das instituições de ensino que oferecem a chamada Educação Básica em todo o País, será feito entre 25 de maio e 14 de agosto em Porto Velho. Nesta terça-feira, representantes das escolas da rede pública municipal participaram de uma capacitação, no Centro de Formação para Profissionais da Educação, anexo ao Teatro Banzeiros.

O Censo Escolar é uma iniciativa do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (INEP), e busca colher dados sobre a quantidade de escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica.

A pesquisa é feita todos os anos desde 1991. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas.

Novidade

Em 2011, a novidade será a inclusão da contagem sobre os profissionais tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC). A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura - também será coletada, para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares.

O coordenador municipal do Censo escolar em Porto Velho, Almir Poubel, foi o palestrante, explicando aos servidores a forma correta de se preencher os formulários e também esclarecendo dúvidas sobre o processo.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)