Terça-feira, 17 de maio de 2011 - 16h18
O Censo Escolar 2001, que busca realizar um levantamento completo sobre a situação das instituições de ensino que oferecem a chamada Educação Básica em todo o País, será feito entre 25 de maio e 14 de agosto em Porto Velho. Nesta terça-feira, representantes das escolas da rede pública municipal participaram de uma capacitação, no Centro de Formação para Profissionais da Educação, anexo ao Teatro Banzeiros.
O Censo Escolar é uma iniciativa do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (INEP), e busca colher dados sobre a quantidade de escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica.
A pesquisa é feita todos os anos desde 1991. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas.
Novidade
Em 2011, a novidade será a inclusão da contagem sobre os profissionais tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC). A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura - também será coletada, para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares.
O coordenador municipal do Censo escolar em Porto Velho, Almir Poubel, foi o palestrante, explicando aos servidores a forma correta de se preencher os formulários e também esclarecendo dúvidas sobre o processo.
Fonte: Róbinson Gambôa
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)