Porto Velho (RO) domingo, 21 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Semed leva oficina de cinema para a reserva indígena Karitiana


Semed leva oficina de cinema para a reserva indígena Karitiana - Gente de Opinião

Durante a oficina foram produzidos três filmes de Um Minuto, com os temas Plantas Medicinais, Rituais Karitiana e uma terceira produção mostrando o combate entre duas etnias rivais. Os trabalhos participarão da mostra paralela do festival, que acontece no mês de novembro. 

Depois de protagonizarem diversos trabalhos jornalísticos e cinematográficos, indígenas da reserva Karitiana, distante aproximadamente 90 km de Porto Velho, têm a oportunidade de produzir o próprio filme. Através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho e a Organização Não Governamental (ONG) Movimento Juventude Alternativa (MJA), eles participaram de uma oficina de cinema de Um Minuto, de 24 a 28 de maio, dentro da reserva. Um total de 50 índios integram o projeto. Durante a oficina, eles receberam treinamento e noções sobre criação e produção de filmes, e ao final das aulas teóricas e práticas, passaram a atuar como criadores das histórias e diretores. Também são os responsáveis pela filmagem, definição dos cenários, escolha dos figurinos, dos personagens e atuação, tendo como set a própria reserva.

Semed leva oficina de cinema para a reserva indígena Karitiana - Gente de Opinião

Segundo a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, "é de extrema importância a Secretaria proporcionar aos alunos indígenas da escola municipal 4 de Agosto uma atividade cultural dentro da própria reserva, passando através de uma didática visual, um aprendizado moderno", diz Epifânia.  


Fonte: Ascom



Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona