Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Semed empossa diretores de 76 escolas municipais


 
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed), empossou na manhã desta quarta feira (13/04), os diretores e vice-diretores de 76 escolas municipais, num total de cento e setenta pessoas. A secretária da Semed, Fátima Ferreira, destacou que desde 2004 a escolha dos gestores escolares é feita pela comunidade. Semed empossa diretores de 76 escolas municipais - Gente de Opinião“Isto representa um avanço na educação, e que a gestão democrática tão defendida pela prefeitura tem feito a diferença”, disse ela. Fátima relembrou o processo eleitoral ocorrido em dezembro do ano passado que, segundo ela, foi tranqüilo e transparente e no qual professores, funcionários, alunos e pais de alunos de 47 Escolas da área Urbana e 29 da zona Rural do município elegeram diretores e vice-diretores para administrar o estabelecimento de ensino nos próximos três anos.

O procurador do município Mário Jonas Guterrez ressaltou que o papel do gestor é essencial para o bom andamento da escola. “É fundamental que vocês cuidem da escola como se estivessem cuidando da sua casa. Vocês trabalham com crianças e adolescentes que representam o futuro amanhã. E a escola é a segunda base deles. O que eles vivem neste ambiente é fundamental para sua formação como cidadão”, disse.

A controladora do município, Cricélia Fróes, que foi adjunta da Semed em 2004, destacou que a responsabilidade do diretor e seu vice é muito grande. “As cobranças são muitas e é preciso que vocês trabalhem em conjunto com a comunidade. E busquem todo o reforço possível junto a Semed”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Ieda Baleeiro, enfatizou a parceria do órgão. “O conselho foi criado para dar suporte à secretaria e aos gestores. Ele é mais uma ferramenta implantada para garantir que a educação avance e que uma estrutura de qualidade seja oferecida aos profissionais da educação e a comunidade”, explicou.

O vereador Jurandir Bengala parabenizou os gestores empossados e pediu que cada um se empenhasse para garantir que a escola se torne cada vez mais um local de aprendizado e de convivência saudável.

O vice presidente da Câmara Municipal, vereador Delso Moreira, também participou da solenidade e reforçou as palavras do procurador Mário Jonas. “A escola tem um papel essencial na formação do cidadão, pois ele passa boa parte de sua vida nela. Por isso é preciso que o gestor e todos os profissionais envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem possam desenvolver ações que garantam que estas crianças e adolescentes sejam bem acolhidos e que se envolvam com as atividades escolares, para que possam ser cidadãos melhores no futuro”, acrescentou.

Ao final da cerimônia, a secretária Fátima Ferreira, entregou um certificado para as escolas que tiveram bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio