Quarta-feira, 13 de abril de 2011 - 16h41
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed), empossou na manhã desta quarta feira (13/04), os diretores e vice-diretores de 76 escolas municipais, num total de cento e setenta pessoas. A secretária da Semed, Fátima Ferreira, destacou que desde 2004 a escolha dos gestores escolares é feita pela comunidade. “Isto representa um avanço na educação, e que a gestão democrática tão defendida pela prefeitura tem feito a diferença”, disse ela. Fátima relembrou o processo eleitoral ocorrido em dezembro do ano passado que, segundo ela, foi tranqüilo e transparente e no qual professores, funcionários, alunos e pais de alunos de 47 Escolas da área Urbana e 29 da zona Rural do município elegeram diretores e vice-diretores para administrar o estabelecimento de ensino nos próximos três anos.
O procurador do município Mário Jonas Guterrez ressaltou que o papel do gestor é essencial para o bom andamento da escola. “É fundamental que vocês cuidem da escola como se estivessem cuidando da sua casa. Vocês trabalham com crianças e adolescentes que representam o futuro amanhã. E a escola é a segunda base deles. O que eles vivem neste ambiente é fundamental para sua formação como cidadão”, disse.
A controladora do município, Cricélia Fróes, que foi adjunta da Semed em 2004, destacou que a responsabilidade do diretor e seu vice é muito grande. “As cobranças são muitas e é preciso que vocês trabalhem em conjunto com a comunidade. E busquem todo o reforço possível junto a Semed”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Ieda Baleeiro, enfatizou a parceria do órgão. “O conselho foi criado para dar suporte à secretaria e aos gestores. Ele é mais uma ferramenta implantada para garantir que a educação avance e que uma estrutura de qualidade seja oferecida aos profissionais da educação e a comunidade”, explicou.
O vereador Jurandir Bengala parabenizou os gestores empossados e pediu que cada um se empenhasse para garantir que a escola se torne cada vez mais um local de aprendizado e de convivência saudável.
O vice presidente da Câmara Municipal, vereador Delso Moreira, também participou da solenidade e reforçou as palavras do procurador Mário Jonas. “A escola tem um papel essencial na formação do cidadão, pois ele passa boa parte de sua vida nela. Por isso é preciso que o gestor e todos os profissionais envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem possam desenvolver ações que garantam que estas crianças e adolescentes sejam bem acolhidos e que se envolvam com as atividades escolares, para que possam ser cidadãos melhores no futuro”, acrescentou.
Ao final da cerimônia, a secretária Fátima Ferreira, entregou um certificado para as escolas que tiveram bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est
Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena
A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua: