Segunda-feira, 14 de maio de 2018 - 11h28

Pela primeira vez, 14 obras do acervo de artes plásticas de Rondônia serão expostas no Museu da Memória Rondoniense. O acervo conta com mais de 100 obras. Nem sempre uma exposição mostra um avanço nos diferentes trabalhos artísticos, mas isso pode ser visto na exposição “Arte e Memória” que fica aberta a partir dessa segunda-feira (14), no museu, em Porto Velho e será exposição de longa duração sem data para encerrar.
A Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 14 a 20 de maio, em virtude do Dia Internacional de Museus, que é comemorado no dia 18. Na semana de realização, mais de mil museus de todo o Brasil oferecem atividades como palestras, oficinas, exibição de filmes e exposições especiais, como é o caso da “Arte e Memória, exposição que se encontra na capital rondoniense.
Uma das obras que estão sendo expostas, é do artista plástico Afonso Ligório, a obra Ostensório, que segundo a diretora do museu, Ednair Rodrigues é a obra mais antiga do acervo. “A exposição foi montada em análise ao acervo do estado e a partir das obras que são voltadas a regionalização do estado”, fala Ednair. Os responsáveis pela montagem são os artistas plásticos Geraldo Cruz e João Zoghbi.
No salão principal do museu também podem ser vistas as obras o Bailarino, Batuqueira, Castanheira, Catedral Forte Príncipe, Estrada de Ferro (duas obras com esse nome), Estivador, Mulher Sentada, Pássaro, Ostensório, Pesca no Igarapé, Prédio do Relógio, Rondônia nos Trilhos e Seringueiro.
Todas as obras são de artistas rondonienses que retratam a história do estado. O museu é gerenciado pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia e possui horário de visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e para os finais de semana é preciso solicitar pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (69)9 8446-0062.
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília
Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba
O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)