Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Seleção pública para residência médica segue até o dia 29


O processo seletivo para preenchimento de vagas do Programa Estadual de Residência Médica para 2008. As especializações acontecem em unidades estaduais de saúde. As inscrições foram abertas na última segunda-feira (18), e seguem até o dia 29 de fevereiro. A complementação disponibiliza quatro vagas, sendo uma para infectologia, uma para ortopedia e traumatologia e duas para pediatria. Ao todo o programa oferece 21 vagas para especializações. Cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia, e clínica médica.

“Nossa estrutura física e humana tem melhorado a cada ano. A residência médica é um exemplo dessa determinação, pois para ser autorizada pelo MEC precisa atender diretrizes rigorosas. Para formar especialistas, o Estado precisa mostrar que tem qualidade e responsabilidade, pois durante o curso os alunos médicos atuam diretamente com a população”, afirmou Amado Rahhal, diretor geral do HB.

Para poder implantar os cursos, todas as unidades estaduais de saúde foram avaliadas pelo conselho nacional de residência médica do Ministério da Educação (MEC). As análises abordaram se a estrutura física dos hospitais atendia as necessidades de cada especialização. Para a liberação do funcionamento também era imprescindível a formação de uma equipe de médicos especialistas para atuarem como orientadores. Todas as determinações foram atendidas pelo governo de Rondônia.

Formação e fixação de médicos em Rondônia - Os profissionais interessados podem encontrar edital na Gerência Médica do HB e nos endereços eletrônicos www.sesau.ro.gov.br e www.rondonia.ro.gov.br. “Os candidatos inscritos farão uma prova no HB, em Porto Velho, no próximo dia 08 de março e, em seguida, passarão por entrevista e análise curricular. A divulgação final dos resultados será feita no dia 18 de março”, explicou o diretor geral do HB.

“Os cursos de residência contribuem ainda diretamente no processo de formação e fixação de médicos em Rondônia. A meta da administração estadual é incorporar os profissionais especializados. O trabalho pioneiro também transformou o processo de ensino da medicina no Estado, que hoje, além de formar os profissionais médicos, tem capacidade técnica, estrutural e humana para especializá-los”, disse Amado Rahhal.
 
Fonte: A/I SESAU 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)