Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Segundo Vestibular 2009 da Unir começa domingo com 1910 candidatos a 360 vagas


 

Distribuídos entre o Colégio Carmela Dutra e o Centro de Pós-Graduação Riomar (Rua Joaquim Araújo Lima, 878, antiga Abunã), 918 candidatos estão inscritos para fazer, neste domingo (31), a partir das 13h, em Porto Velho, a provas da primeira fase do segundo Vestibular 2009 da Universidade Federal de Rondônia (Unir). No mesmo dia e horário, outros 992 estudantes estão sendo esperados para prestar o mesmo exame nos campi da instituição em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Desse total de 1910 candidatos, os que forem aprovados nesta etapa, estarão habilitados para fazer os exames da segunda fase, no dia 21 próximo.

Ao todo, a Unir está oferecendo 360 vagas em oito novos cursos que estarão sendo inaugurados em agosto, a saber: 45 vagas em cada um dos cursos de Filosofia, Engenharia Civil, Ciências da Informação e Arqueologia (Porto Velho), Engenharia de Alimentos (Ariquemes), Engenharia de Pesca e Aqüicultura (Cacoal), Estatística (Ji-Paraná) e Engenharia Florestal (Rolim de Moura). Também com início neste segundo semestre, a Unir oferece outras 50 vagas para o curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural (Ji-Paraná), cujos 126 candidatos farão, no dia 21, o exame em apenas uma etapa, junto com os habilitados para a segunda fase deste segundo Vestibular 2009 da Unir.

De acordo com a Comissão Permanente de Processo Seletivo de Discentes (CPPSD) da Unir, o curso mais concorrido é o de Engenharia Civil (Porto Valho), com 596 candidatos, o que resulta em 13,24 candidatos por vaga, seguido por Engenharia Florestal (Rolim de Moura), com 383 candidatos, totalizando 8,51 candidatos por vaga.

Ainda neste domingo, no mesmo horário, em todos os campi da Unir (Ariquemes, Cacoal, Guajará Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena), mais 802 candidatos vão prestar os exames etapa única do "Vestibulinho 2009", concorrendo às 489 vagas disponíveis em diversos cursos do estabelecimento. Neste certame, segundo apurou a CPPSD, o curso mais concorrido é o de Direito (Porto Velho), com 389 candidatos concorrendo às quatro vagas oferecidas, o que dá a média de 97,25 candidatos por vaga.

 Os candidatos farão uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Língua Inglesa ou Língua Espanhola, dez de Conhecimentos Gerais e Estudos Regionais (História e Geografia) e 15 de conteúdo específico. O objetivo é avaliar os conhecimentos do candidato nas várias disciplinas, no nível correspondente ao que é ministrado no ano inicial dos cursos de graduação.

Para mais informações sobre o segundo Vestibular 2009 e o vestibulinho 2009 entre em contato com a CPPSD, que estará de plantão neste sábado e domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelos telefones (69) 2182-2026 ou 2182-2031, ou acesse o site da UNIR no endereço www.unir.br e clique no link "Vestibular" e depois o link em que você está interessado – Vestibular UNIR 2009" ou "Vestibulinho UNIR 2009".

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviári