Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Segundo dia de programação do Flor do Maracujá marca estreia de grupos folclóricos de quadrilhas e boi-bumbá


Segundo dia de programação do Flor do Maracujá marca estreia de grupos folclóricos de quadrilhas e boi-bumbá - Gente de Opinião

O Arraial Flor do Maracujá, um dos maiores eventos culturais de Rondônia, seguiu com sua programação na noite de sábado (22), oferecendo ao público a estreia de grupos folclóricos de quadrilhas e boi-bumbá. A noite de apresentações começou com a participação especial dos Quadrilheiros do Norte, de Ariquemes, trazendo alegria para a arena.

O governador do estado, Marcos Rocha, reforçou a importância de fomentar a cultura. “Este evento é uma celebração da nossa história e tradição. Ver a alegria e a dedicação de todos os componentes dos grupos nas apresentações nos deixa muito satisfeitos. O governo de Rondônia está comprometido em investir na promoção das riquezas culturais do estado”, destacou.

APRESENTAÇÕES DO SÁBADO

Dando sequência às apresentações, Matutos do Triângulo, após 10 anos sem se apresentar no Flor do Maracujá, voltou em grande estilo. O presidente do grupo, Jhony Oliveira, expressou a emoção de retornar ao evento com a quadrilha mirim: “Estar de volta ao Arraial Flor do Maracujá é um sonho realizado. Ver a alegria das crianças e o apoio do público é emocionante. Estamos muito felizes”, declarou.

A terceira apresentação da noite foi do Boi-Bumbá Mimoso, que encantou a todos com o tema “Resistência Ancestral”. O diretor-geral do grupo, Vinícius Lemos, falou sobre a emoção de se apresentar pela primeira vez na arena do Arraial Flor do Maracujá: “É uma honra enorme estar aqui. Preparar esse espetáculo e ver a resposta do público é algo inesquecível. Nosso tema deste ano traz a essência do grupo, faz parte da nossa história”, afirmou.

A Quadrilha Explosão Junina trouxe como tema: Favela Venceu

Fechando a noite, a quadrilha Explosão Junina, grupo do conjunto Santa Bárbara, trouxe o tema “Favela Venceu”. A diretora e presidente do grupo, Duda Lelo, destacou a importância da apresentação. “Estamos muito orgulhosos de nos apresentarmos no Flor do Maracujá. É um marco para nossa quadrilha, e estamos determinados em conquistar uma vaga no grupo especial”.

Jeferson Henrique, que interpretou o Lampião, também compartilhou sua expectativa: “É a primeira vez que estamos aqui e queremos mostrar todo o nosso potencial, dedicação e emoção”, ressaltou.

TRADIÇÕES

O titular da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Junior Lopes, falou sobre a relevância do evento que, “o Flor do Maracujá é um símbolo da nossa identidade cultural. Cada apresentação traz um pedaço da nossa história e mostra a riqueza das tradições de Rondônia. Estamos muito felizes com o sucesso do evento e com a participação de todos”.

A programação do Arraial Flor do Maracujá segue até o dia 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, com diversas atrações que prometem encantar o público.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DO 40º ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ

1º DIA DO EVENTO

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

"As Ribeirinhas": um Manifesto de Arte e Identidade Amazônica celebra 31 Anos da Casa de Cultura Ivan Marrocos

"As Ribeirinhas": um Manifesto de Arte e Identidade Amazônica celebra 31 Anos da Casa de Cultura Ivan Marrocos

A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita 50 alunos em oficina de vídeo documentário em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita 50 alunos em oficina de vídeo documentário em RO

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)