Domingo, 23 de junho de 2024 - 10h35
O Arraial Flor do Maracujá, um dos maiores eventos culturais de Rondônia, seguiu com sua programação na noite de sábado (22), oferecendo ao público a estreia de grupos folclóricos de quadrilhas e boi-bumbá. A noite de apresentações começou com a participação especial dos Quadrilheiros do Norte, de Ariquemes, trazendo alegria para a arena.
O governador do estado, Marcos Rocha, reforçou a importância de fomentar a cultura. “Este evento é uma celebração da nossa história e tradição. Ver a alegria e a dedicação de todos os componentes dos grupos nas apresentações nos deixa muito satisfeitos. O governo de Rondônia está comprometido em investir na promoção das riquezas culturais do estado”, destacou.
APRESENTAÇÕES DO SÁBADO
Dando sequência às apresentações, Matutos do Triângulo, após 10 anos sem se apresentar no Flor do Maracujá, voltou em grande estilo. O presidente do grupo, Jhony Oliveira, expressou a emoção de retornar ao evento com a quadrilha mirim: “Estar de volta ao Arraial Flor do Maracujá é um sonho realizado. Ver a alegria das crianças e o apoio do público é emocionante. Estamos muito felizes”, declarou.
A terceira apresentação da noite foi do Boi-Bumbá Mimoso, que encantou a todos com o tema “Resistência Ancestral”. O diretor-geral do grupo, Vinícius Lemos, falou sobre a emoção de se apresentar pela primeira vez na arena do Arraial Flor do Maracujá: “É uma honra enorme estar aqui. Preparar esse espetáculo e ver a resposta do público é algo inesquecível. Nosso tema deste ano traz a essência do grupo, faz parte da nossa história”, afirmou.
A Quadrilha Explosão Junina trouxe como tema: Favela Venceu
Fechando a noite, a quadrilha Explosão Junina, grupo do conjunto Santa Bárbara, trouxe o tema “Favela Venceu”. A diretora e presidente do grupo, Duda Lelo, destacou a importância da apresentação. “Estamos muito orgulhosos de nos apresentarmos no Flor do Maracujá. É um marco para nossa quadrilha, e estamos determinados em conquistar uma vaga no grupo especial”.
Jeferson Henrique, que interpretou o Lampião, também compartilhou sua expectativa: “É a primeira vez que estamos aqui e queremos mostrar todo o nosso potencial, dedicação e emoção”, ressaltou.
TRADIÇÕES
O titular da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Junior Lopes, falou sobre a relevância do evento que, “o Flor do Maracujá é um símbolo da nossa identidade cultural. Cada apresentação traz um pedaço da nossa história e mostra a riqueza das tradições de Rondônia. Estamos muito felizes com o sucesso do evento e com a participação de todos”.
A programação do Arraial Flor do Maracujá segue até o dia 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, com diversas atrações que prometem encantar o público.
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DO 40º ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ
A banda Nitro Lançou Caranguejo de Ferro
Carregando o DNA contestador da banda, a música denuncia crimes ambientais graves que ocorrem cotidianamente na região: “Esse novo single aborda um
Escola da rede pública vira sala de cinema em ação do Festival Infantil de Animação, em Porto Velho
No penúltimo dia do Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia – FICAR 2ª Edição, a Escola Mariana, em Porto Velho, se transformou em um ve
Memória e tradição: veja o catálogo digital da exposição fotográfica sobre a Festa do Divino em RO
A cultura, memória, fé e a tradição da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), ganharam destaque na exposição “Entre Cant
A Importância da Atividade Física na Amazônia
O livro "Políticas públicas e atividade física na Amazônia: uma integração necessária", resultado do trabalho de Mestrado da Profa. Dra. Elisângela