Domingo, 23 de junho de 2024 - 10h35
O Arraial Flor do Maracujá, um dos maiores eventos culturais de Rondônia, seguiu com sua programação na noite de sábado (22), oferecendo ao público a estreia de grupos folclóricos de quadrilhas e boi-bumbá. A noite de apresentações começou com a participação especial dos Quadrilheiros do Norte, de Ariquemes, trazendo alegria para a arena.
O governador do estado, Marcos Rocha, reforçou a importância de fomentar a cultura. “Este evento é uma celebração da nossa história e tradição. Ver a alegria e a dedicação de todos os componentes dos grupos nas apresentações nos deixa muito satisfeitos. O governo de Rondônia está comprometido em investir na promoção das riquezas culturais do estado”, destacou.
APRESENTAÇÕES DO SÁBADO
Dando sequência às apresentações, Matutos do Triângulo, após 10 anos sem se apresentar no Flor do Maracujá, voltou em grande estilo. O presidente do grupo, Jhony Oliveira, expressou a emoção de retornar ao evento com a quadrilha mirim: “Estar de volta ao Arraial Flor do Maracujá é um sonho realizado. Ver a alegria das crianças e o apoio do público é emocionante. Estamos muito felizes”, declarou.
A terceira apresentação da noite foi do Boi-Bumbá Mimoso, que encantou a todos com o tema “Resistência Ancestral”. O diretor-geral do grupo, Vinícius Lemos, falou sobre a emoção de se apresentar pela primeira vez na arena do Arraial Flor do Maracujá: “É uma honra enorme estar aqui. Preparar esse espetáculo e ver a resposta do público é algo inesquecível. Nosso tema deste ano traz a essência do grupo, faz parte da nossa história”, afirmou.
A Quadrilha Explosão Junina trouxe como tema: Favela Venceu
Fechando a noite, a quadrilha Explosão Junina, grupo do conjunto Santa Bárbara, trouxe o tema “Favela Venceu”. A diretora e presidente do grupo, Duda Lelo, destacou a importância da apresentação. “Estamos muito orgulhosos de nos apresentarmos no Flor do Maracujá. É um marco para nossa quadrilha, e estamos determinados em conquistar uma vaga no grupo especial”.
Jeferson Henrique, que interpretou o Lampião, também compartilhou sua expectativa: “É a primeira vez que estamos aqui e queremos mostrar todo o nosso potencial, dedicação e emoção”, ressaltou.
TRADIÇÕES
O titular da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Junior Lopes, falou sobre a relevância do evento que, “o Flor do Maracujá é um símbolo da nossa identidade cultural. Cada apresentação traz um pedaço da nossa história e mostra a riqueza das tradições de Rondônia. Estamos muito felizes com o sucesso do evento e com a participação de todos”.
A programação do Arraial Flor do Maracujá segue até o dia 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, com diversas atrações que prometem encantar o público.
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DO 40º ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P