Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Segundo dia de Palco Giratório apresenta espetáculo com texto de Nelson Rodrigues



Um dos maiores dramaturgos do teatro no Brasil, Nelson Rodrigues, teve obra usada como inspiração para o espetáculo “Viúva, Porém Honesta”, do grupo pernambucano Magiluth, atração do segundo dia de Palco Giratório – abertura nacional, realizado nesta quinta-feira (20). Segundo dia de Palco Giratório apresenta espetáculo com texto de Nelson Rodrigues  - Gente de Opinião

A peça conta a história de Ivonete que resolve virar mulher “honesta” após a morte de seu marido. Uma das estranhas decisões de sua nova conduta é nunca mais sentar. O pai da jovem, diretor de um dos mais influentes jornais do país, resolve então convocar renomados especialistas para solucionar o problema da filha. 

Giordano Castro, ator e integrante do grupo, comenta que dentre os textos de Nelson Rodrigues, “Viúva” era aquele em que o grupo conseguia empregar mais a sua linha de pesquisa. “É um texto que liberta o ator e possibilita que quem está em cena interprete todos os personagens. Desta forma, cada um pode empregar suas características, construindo e desconstruindo”, afirma. 

“Gostei da forma como o grupo empregou humor em uma obra que geralmente é mais pesada, como a de Nelson Rodrigues”, ressalta a atriz e comunicadora Emilli Sousa.

O diretor do espetáculo, Pedro Vilela, conta que este é o primeiro ano em que o grupo participa do Palco Giratório. “Sempre tivemos muita vontade de estar no festival, pois ele se configura hoje como uma das principais políticas públicas em torno do teatro no Brasil”, diz. Ele acrescenta que a possibilidade de diferentes companhias, de diferentes estados, circularem pelo Brasil e intercambiar práticas é magnífica. 

Sobre o grupo 

Magiluth é um grupo de pesquisa continuada que completa dez anos de trajetória com sete espetáculos teatrais no currículo. Já desenvolveu intervenções urbanas em Recife com o apoio do governo e criou Festival de Teatro de Rua do Recife – Trema, incentivado pelo Sesc de Pernambuco.

Performance 

Dentro da programação especial da mostra, o Grupo Soufflé de Bodó Company (RO/AM) apresentou o espetáculo de dança "Curuminzado - Apresentação A (Escovação)", na Praça Aluísio Ferreira. O artista Francis Madson, que assina a concepção geral e coreografia, propõe uma reflexão sobre os curumins (crianças) manauaras, através de questionamentos sobre a vivência dessas crianças habituadas com o universo indígena, infiltradas na sociedade urbana de Manaus.
 
Fonte: Folk Produções

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)