Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

SEDUC: Relatório do MEC aponta ensino estadual de Rondônia com a 2ª melhor nota



Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (5) mostram que Rondônia teve a segunda melhor nota do país no ensino médio entre as redes de ensino estaduais das 27 unidades da Federação. O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho nas avaliações para estados e municípios.

Na avaliação do Ideb, Rondônia obteve 3,7, a mesma nota de Santa Catarina e atrás apenas do estado do Paraná com 3,9. São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tiveram nota 3,6. A meta de Rondônia para o ensino médio da rede estadual em 2009, de acordo com os dados do Ideb, era de 3,1. A nota obtida superou até as perspectiva do Ideb que tinha como meta 3,3 para o ensino estadual em 2011.

“É interessante observamos nos dados do Ideb que, enquanto as escolas estaduais do restante do país retrocederam nas notas, Rondônia cresceu seis décimos. A ainda não é a melhor nota, mas caminhamos para uma evolução acima dos outros estados”, destaca o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Pascoal de Aguiar.

Dados mostram avanços na Educação em Rondônia

Em 2005 a rede estadual rondoniense foi avaliada com nota 3,0. Já em 2007 teve ligeiro aumento e chegou a 3,1 e no ano passado a nota aumentou seis décimos, comparada à última avaliada, ficando com 3,7. Nos cálculos totais do ensino médio, contando com escolas públicas e privadas urbanas, Rondônia fica em nono lugar no Brasil. A melhor colocação entre os estados da região Norte e Nordeste.

De acordo ainda com os números do Ideb, o Estado alcançou a meta da rede estadual para o ensino fundamental com 3,4 e superou no ensino básico com 4,4 na avaliação final de 2009, que tinha projeção de 4,0. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) o estado tem mais de 469 mil alunos em todos os ensinos, do básico ao médio, nas escolas públicas e privadas. São 411 escolas estaduais nos 52 municípios e em 2009 haviam matriculados 263.132 alunos na rede de ensino estadual, deste mais de 61 mil estavam no ensino médio.

Para o secretário adjunto da Seduc, Pascoal de Aguiar, o resultado do Ideb mostra o trabalho sério desenvolvido no Estado. “Três motivos elevaram a qualidade de ensino em Rondônia: o direcionamento orçamentário para infraestrutura das escolas e material pedagógico; a formação permanente dos professores; e o apoio das famílias dos alunos para melhorar a educação”, destacou. “O trabalho desenvolvido no Estado é muito sério, ainda mais que estamos em uma região em que alguns pontos são de difíceis acessos devido a florestas e rios, alguns professores demoram dias para chegar às localidades de ensino. O resultado do Ideb é motivo de orgulho para Estado”, completou.

O que é o Ideb?

O Ideb é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.

Criado em 2005, o Ideb serve tanto como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.

Fonte: A/I SEDUC
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)