Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc e Sintero chegam a um acordo e professores retornam à sala de aula nesta 4ª



Na manhã desta terça-feira (13/04), a secretária de Estado da Educação (Seduc), Irany Freire Bento, reuniu os veículos de comunicação para falar sobre as decisões tomadas e o resultado da reunião entre a Seduc, Procuradoria Geral do Estado e Sintero, ocorrida na tarde de segunda-feira (12).

Irany Freire informou que a Seduc se comprometeu a promover um estudo da Lei n. 420/2000, em especial do artigo 68, buscando viabilizar condições legais que possam conceder aos técnicos educacionais, que comprovem efetivo aprimoramento acadêmico, crescimento dentro da carreira para a qual foram aprovados em concurso público. A secretária disse ainda que não haverá desconto em folha de pagamento dos dias de paralisação.

“Quero deixar bem claro que nenhum prejuízo poderá ser transferido aos alunos da rede estadual, pois será planejado no âmbito das escolas, juntamente com a comunidade e professores, cada calendário de reposição de aulas”, enfatizou a secretária, acrescentando que as aulas a serem ministradas a título de reposição deverão ser formuladas com o zelo e dedicação empreendida durante todo o ano letivo, evitando prejuízo aos alunos no aspecto da carga horária e no conteúdo.

Irany Freire ressaltou que as questões atinentes ao pagamento do precatório dos trabalhadores da educação (salário mínimo), foram oportunamente discutidas com a Procuradoria Geral do Estado, que comprometeu-se em adotar as medidas legais para o pagamento do mesmo ainda este ano.

“Quem ganhou com tudo isso foram os professores. Tudo que poderíamos fazer está feito, lembrando que estamos em um ano eleitoral e mais nada, por enquanto, pode ser feito, mas ficou bem claro, que o Governo do Estado abriu um leque maior de comunicação com a categoria, e acabando esse período as portas estarão abertas para que outras mudanças possam acontecer. Mas conseguimos garantir que os servidores da Educação tivessem um aumento de 4,5%, porcentagem maior que a categoria pedia que era 4,0%, conseguimos que o projeto da professora Marli Cahulla fosse aprovado pela Assembléia, que é a gratificação de R$ 200,00, para o professor de sala de aula, e R$ 100,00 para supervisores e coordenadores pedagógicos”, informou a secretária.

Fim da greve na Educação

Ainda pela manhã o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) informou que a categoria acatou a última negociação e decidiu pelo fim do movimento grevista, iniciado no dia 11 de março. Os professores retornam a sala de aula já nesta quarta-feira.

Fonte: A/I SEDUC

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio