Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc abre PDE e Profuncionário em solenidade na capital



A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC) iniciou na manhã desta terça-feira (06), às 9:00 horas, os cursos do Plano de Desenvolvimento da Escola e do Programa de Formação Técnica para os Funcionários da Educação - PROFUNCIONÁRIO.

Representando a secretária de estado Irany Freire, compareceu na solenidade de abertura a coordenadora pedagógica Maranei Penha, que ressaltou a importância de cada curso, “O Profuncionário tem uma importância a nível nacional, pois se trata de um projeto pioneiro destinado aos gestores da educação, onde os trabalhos são voltados para os servidores de apoio. E o PDE, é um plano que oferece a oportunidade dos gestores verificarem aonde temos que melhorar, onde podemos escolher um plano de educação com base na realidade de cada escola. O PDE também significa uma oportunidade de fazer com que aquilo que a escola precisa seja atendido”, afirma Maranei.

O curso Profuncionário ocorreu inicialmente em Porto Velho. O mesmo era um projeto piloto que capacitou 782 servidores, nas áreas técnicas de secretaria escolar, infraestrutura escolar, alimentação escolar e multimeios didáticos, e hoje o projeto se expandiu gradativamente par os demais municípios do estado. Nesta primeira etapa de expansão, o Governo do Estado abriu vagas para as áreas urbanas das cidades de Ariquemes, Rolim de Moura, Presidente Médice e Colorado do Oeste, e os demais municípios serão contemplados ao longo deste ano.

O objetivo deste projeto é capacitar educadores que pertencem a rede Estadual e Municipal de Ensino para atuarem como tutores deste curso, nos dias 6,7, e 8 serão capacitados 120 tutores, o mesmo é direcionado para representantes de ensino equipes e coordenadores, e educadores que foram selecionados para integrar a equipe do programa.

Na ocasião também acontecerá o curso de qualificação na Metodologia do PDE, que tem a finalidade de qualificar os técnicos que compõem os comitês Estratégicos das representações de ensino e os coordenadores do PDE das escolas Pólo da capital.

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola no desenvolvimento dos seus trabalhos, e também é um processo de planejamento estratégico desenvolvido pelas escolas para a melhoria do ensino aprendizagem.

Fonte: A/I SEDUC
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio