Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 13h23
A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC) iniciou na manhã desta terça-feira (06), às 9:00 horas, os cursos do Plano de Desenvolvimento da Escola e do Programa de Formação Técnica para os Funcionários da Educação - PROFUNCIONÁRIO.
Representando a secretária de estado Irany Freire, compareceu na solenidade de abertura a coordenadora pedagógica Maranei Penha, que ressaltou a importância de cada curso, “O Profuncionário tem uma importância a nível nacional, pois se trata de um projeto pioneiro destinado aos gestores da educação, onde os trabalhos são voltados para os servidores de apoio. E o PDE, é um plano que oferece a oportunidade dos gestores verificarem aonde temos que melhorar, onde podemos escolher um plano de educação com base na realidade de cada escola. O PDE também significa uma oportunidade de fazer com que aquilo que a escola precisa seja atendido”, afirma Maranei.
O curso Profuncionário ocorreu inicialmente em Porto Velho. O mesmo era um projeto piloto que capacitou 782 servidores, nas áreas técnicas de secretaria escolar, infraestrutura escolar, alimentação escolar e multimeios didáticos, e hoje o projeto se expandiu gradativamente par os demais municípios do estado. Nesta primeira etapa de expansão, o Governo do Estado abriu vagas para as áreas urbanas das cidades de Ariquemes, Rolim de Moura, Presidente Médice e Colorado do Oeste, e os demais municípios serão contemplados ao longo deste ano.
O objetivo deste projeto é capacitar educadores que pertencem a rede Estadual e Municipal de Ensino para atuarem como tutores deste curso, nos dias 6,7, e 8 serão capacitados 120 tutores, o mesmo é direcionado para representantes de ensino equipes e coordenadores, e educadores que foram selecionados para integrar a equipe do programa.
Na ocasião também acontecerá o curso de qualificação na Metodologia do PDE, que tem a finalidade de qualificar os técnicos que compõem os comitês Estratégicos das representações de ensino e os coordenadores do PDE das escolas Pólo da capital.
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola no desenvolvimento dos seus trabalhos, e também é um processo de planejamento estratégico desenvolvido pelas escolas para a melhoria do ensino aprendizagem.
Fonte: A/I SEDUC
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho
A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop
Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste
Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena
O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)