Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 13h23
A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC) iniciou na manhã desta terça-feira (06), às 9:00 horas, os cursos do Plano de Desenvolvimento da Escola e do Programa de Formação Técnica para os Funcionários da Educação - PROFUNCIONÁRIO.
Representando a secretária de estado Irany Freire, compareceu na solenidade de abertura a coordenadora pedagógica Maranei Penha, que ressaltou a importância de cada curso, “O Profuncionário tem uma importância a nível nacional, pois se trata de um projeto pioneiro destinado aos gestores da educação, onde os trabalhos são voltados para os servidores de apoio. E o PDE, é um plano que oferece a oportunidade dos gestores verificarem aonde temos que melhorar, onde podemos escolher um plano de educação com base na realidade de cada escola. O PDE também significa uma oportunidade de fazer com que aquilo que a escola precisa seja atendido”, afirma Maranei.
O curso Profuncionário ocorreu inicialmente em Porto Velho. O mesmo era um projeto piloto que capacitou 782 servidores, nas áreas técnicas de secretaria escolar, infraestrutura escolar, alimentação escolar e multimeios didáticos, e hoje o projeto se expandiu gradativamente par os demais municípios do estado. Nesta primeira etapa de expansão, o Governo do Estado abriu vagas para as áreas urbanas das cidades de Ariquemes, Rolim de Moura, Presidente Médice e Colorado do Oeste, e os demais municípios serão contemplados ao longo deste ano.
O objetivo deste projeto é capacitar educadores que pertencem a rede Estadual e Municipal de Ensino para atuarem como tutores deste curso, nos dias 6,7, e 8 serão capacitados 120 tutores, o mesmo é direcionado para representantes de ensino equipes e coordenadores, e educadores que foram selecionados para integrar a equipe do programa.
Na ocasião também acontecerá o curso de qualificação na Metodologia do PDE, que tem a finalidade de qualificar os técnicos que compõem os comitês Estratégicos das representações de ensino e os coordenadores do PDE das escolas Pólo da capital.
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola no desenvolvimento dos seus trabalhos, e também é um processo de planejamento estratégico desenvolvido pelas escolas para a melhoria do ensino aprendizagem.
Fonte: A/I SEDUC
O universo mágico da arte circense ganhou vida e visibilidade nas ruas de Vilhena (RO) por meio do curta-metragem documental “Risos e Malabarismos:
3ª Oficina de Artes Criativas capacita 60 alunos com aulas de fotografia e grafite em Vilhena
A “3ª Oficina de Artes Criativas: Saberes Amazônicos” superou as expectativas e se consolidou como uma importante ação de formação cultural em Vilhe
Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena
Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e
Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent