Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Secretário da SECEL destaca ações da pasta



O secretário da SECEL (Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer), Francisco Leilson “Chicão”, esteve nesta quarta-feira pela manhã nos estúdios da Rede TV (canal 17) para participar do Programa Fique Ligado. O Programa que foi gravado e será exibido na próxima sexta-feira é apresentado pelo Deputado Estadual Euclides Maciel.

Euclides iniciou a entrevista falando sobre o Festival Folclórico Flor do Maracujá, o questionamento foi a definição de um novo espaço para a festa. Segundo Chicão o local ainda não foi definido, mas existem três possibilidades que estão sendo analisadas para identificar qual será a mais adequada para receber a estrutura do evento que já faz parte do calendário turístico e cultural do Estado.

Ainda na área da cultura Chicão destacou os projetos que já estão em andamento como a implantação da Pinacoteca que visa valorizar o patrimônio artístico do Estado, o Sistema Estadual de Cultura que vai abrir as portas para recursos federais e a reativação de museus públicos e do Memorial Governador Jorge Teixeira.

 O secretário ressaltou também o trabalho feito pelas equipes da SECEL. “Agora estamos com uma equipe do esporte e outra da cultura viajando pelo Estado para fazer o diagnóstico de cada segmento, o que facilitará a identificação das atividades em cada município” informou.

Outro tema que ganhou destaque durante a entrevista foi a volta do JIR – Jogos Intermunicipais de Rondônia, que devem acontecer em novembro  e visam  possibilitar a  continuidade dos trabalhos dos atletas mesmo após o JOER. “Temos que pensar inclusive nas Olimpíadas de 2014, no Brasil. Vamos buscar estrutura para que os atletas rondonienses tenham condições de participar das seletivas” afirmou Chicão.

O deputado que na bancada da Assembléia Legislativa, fez a indicação de um projeto de lei para o Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, direcionado aos paraatletas, se colocou a disposição para auxiliar a secretaria no que fosse possível. Segundo Maciel, cultura e lazer são excelentes formas de retirar os jovens das ruas e dar um novo rumo as suas histórias.

O secretário finalizou reafirmando o comprometimento com os segmentos culturais e esportivos de Rondônia. “Vamos refundar o ordenamento legal da cultura e do esporte em todo Estado, dando a devida projeção para cada área” declarou Chicão.

Fonte: Emilli Souza

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio