Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Secretaria Municipal de Educação e MP firmam parceria com projeto de saúde



O Projeto Escolas Promotoras de Saúde diagnosticará a situação atual da saúde de estudantes do ensino público municipal

A Secretaria Municipal de Educação, através das Divisões de Saúde Escolar e de Alimentação Escolar, lança o Projeto Escolas Promotoras de Saúde na capital. Trata-se de um projeto elaborado pelo Ministério Público e realizado em Porto Velho através das parcerias entre Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Educação. O projeto busca a propagação em massa dos direitos a educação para o consumo, conscientização popular e posterior fortalecimento social do Estado e do Município na área da saúde e educação.

Os trabalhos serão focados em despertar na comunidade escolar infanto juvenil, pais e funcionários, ações sociais capazes de formar consciência da necessidade da manutenção da saúde através da propagação de boas práticas alimentares e de atividade física.

Para que o objetivo seja alcançado, será de grande importância a participação dos profissionais em educação física das escolas. Além de promover a conscientização sobre boa alimentação e atividades físicas, a equipe de profissionais deverá seguir instruções estabelecidas pelo Ministério Público, criador do projeto. O diagnóstico geral sobre a saúde dos educandos e a identificação de possíveis patologias como diabetes, hipertensão e obesidade, serão realizados através da mensuração das medidas das crianças. Diagnosticados, os educandos, serão encaminhados aos centros de saúde municipais nas proximidades das escolas. Também participarão de atividades físicas escolares direcionadas a cada grupo de crianças, conforme suas necessidades apontadas nas avaliações do projeto, além de contar com acompanhamento nutricional, tanto no ambiente escolar quanto familiar.

Os profissionais das escolas estarão bem equipados. O Ministério da Saúde disponibilizou balanças, estadiômetros, esfignomamômetros, estetoscópio, fita antropométrica e termômetro.
 
Em 2009 o projeto atenderá, a princípio, 24 escolas municipais da zona urbana e 4 escolas da zona rural. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Augusto Vasconcelos, localizada na Zona Rural de Porto Velho, é considerada uma Escola Modelo, em relação ao projeto, por ter iniciado os trabalhos em maio desse ano, sendo a primeira a completar as ações de saúde, realizadas através de parceiras firmadas entre a empresa Santo Antônio Energia, Universidade Federal de Rondônia e a Secretaria Municipal de Educação.

Na segunda feira, dia 13 de julho, às 14h30, no Teatro Banzeiros, será a cerimônia de lançamento do projeto, que contará com a presença da Secretária Municipal de Educação Epifânia Barbosa, gestores das escolas contempladas com o projeto e demais autoridades.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio