Quinta-feira, 9 de julho de 2009 - 13h53
O Projeto Escolas Promotoras de Saúde diagnosticará a situação atual da saúde de estudantes do ensino público municipal
A Secretaria Municipal de Educação, através das Divisões de Saúde Escolar e de Alimentação Escolar, lança o Projeto Escolas Promotoras de Saúde na capital. Trata-se de um projeto elaborado pelo Ministério Público e realizado em Porto Velho através das parcerias entre Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Educação. O projeto busca a propagação em massa dos direitos a educação para o consumo, conscientização popular e posterior fortalecimento social do Estado e do Município na área da saúde e educação.
Os trabalhos serão focados em despertar na comunidade escolar infanto juvenil, pais e funcionários, ações sociais capazes de formar consciência da necessidade da manutenção da saúde através da propagação de boas práticas alimentares e de atividade física.
Para que o objetivo seja alcançado, será de grande importância a participação dos profissionais em educação física das escolas. Além de promover a conscientização sobre boa alimentação e atividades físicas, a equipe de profissionais deverá seguir instruções estabelecidas pelo Ministério Público, criador do projeto. O diagnóstico geral sobre a saúde dos educandos e a identificação de possíveis patologias como diabetes, hipertensão e obesidade, serão realizados através da mensuração das medidas das crianças. Diagnosticados, os educandos, serão encaminhados aos centros de saúde municipais nas proximidades das escolas. Também participarão de atividades físicas escolares direcionadas a cada grupo de crianças, conforme suas necessidades apontadas nas avaliações do projeto, além de contar com acompanhamento nutricional, tanto no ambiente escolar quanto familiar.
Os profissionais das escolas estarão bem equipados. O Ministério da Saúde disponibilizou balanças, estadiômetros, esfignomamômetros, estetoscópio, fita antropométrica e termômetro.
Em 2009 o projeto atenderá, a princípio, 24 escolas municipais da zona urbana e 4 escolas da zona rural. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Augusto Vasconcelos, localizada na Zona Rural de Porto Velho, é considerada uma Escola Modelo, em relação ao projeto, por ter iniciado os trabalhos em maio desse ano, sendo a primeira a completar as ações de saúde, realizadas através de parceiras firmadas entre a empresa Santo Antônio Energia, Universidade Federal de Rondônia e a Secretaria Municipal de Educação.
Na segunda feira, dia 13 de julho, às 14h30, no Teatro Banzeiros, será a cerimônia de lançamento do projeto, que contará com a presença da Secretária Municipal de Educação Epifânia Barbosa, gestores das escolas contempladas com o projeto e demais autoridades.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho
A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop
Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste
Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)