Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Secretária da cidadania visita os pontos de cultura


Além de reuniões com gestores estaduais, municipais e um grande encontro com artistas, produtores, gestores, coletivos, grupos e universidades, Márcia incluiu em sua agenda uma visita a alguns pontos de cultura da capital.

Na companhia do secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão”; do coordenador dos pontos de cultura de Rondônia, Dinho Reis; do representante do MinC na Região Norte, Delson Cruz; do Procurador do Iphan/RO, Ricardo Leite e da equipe técnica da Secel, a secretária visitou a sede do ponto de cultura “Projeto Rádio Farol para todos” da entidade Grupo Folclórico – Os caipiras do Rádio Farol, que recebe crianças e adolescentes para aulas de balé, costura e outras tantas atividades. Recentemente a entidade recebeu a cessão do terreno, que já utiliza há mais de quatro anos, por mais 20 anos pelo SPU.

Na sequência o grupo visitou a escola Major Guapindaia onde funciona o ponto de cultura “Projeto ler é um bom começo” da entidade Grupo Teatral Diz-Farsa. A secretária pôde visitar as salas de aula onde os alunos realizavam algumas atividades e fez questão de lembrá-los sobre a oportunidade de ter seu projeto beneficiado pelo Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Dialogo e Ações Interculturais, que vai conceder 500 prêmios, no valor bruto de R$ 9 mil cada, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais de todo o país. As inscrições deste edital foram prorrogadas até 30 de abril. Mais informações pelo site www.cultura.gov.br/culturaviva.

Durante as visitas a secretária pode compreender melhor a realidade dos trabalhos realizados na região e ficou bem entusiasmada. “Vejo que todos se empenham e que Rondônia vive um momento de integração, onde todos estão trabalhando em busca do mesmo objetivo que é o desenvolvimento da cultura na região”, afirmou Márcia que se colocou a disposição para auxiliar no que for possível.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)