Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Secel realiza abertura de exposição em Xilogravura na Ivan Morrocos nesta 5ª feira


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), realiza a abertura da Exposição do Curso de Xilogravura – 2º edição, nesta quinta-feira, 1, a partir das 20:00 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Serão expostos trabalhos produzidos pelos alunos que participaram do curso que teve duração de 90 dias. A técnica de xilogravura foi ministrada pela artista plástica Angella Schilling, formada pela faculdade de Belas Artes do Rio Grande do Sul e que trabalha com artes há 37 anos.

Esse foi o segundo curso ministrado por Angella Schilling em Rondônia, o primeiro foi o ano passado. Segundo a artista plástica a Xilogravura é uma técnica milenar, mas ainda pouco conhecida na região Norte, “O resultado desse trabalho foi maravilhoso, o público terá a oportunidade de conferir a beleza das peças produzidas, os alunos souberam explorar muito bem os recursos que a xilogravura oferece”, afirmou. Quatorze alunos concluíram o curso e vão receber o certificado.

Workshop

As pessoas podem conferir a exposição até o dia 15 deste mês na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Angella Schilling estará oferecendo também workshop com atividades culturais nos dias 9 e 10 das 14:00 horas às 18:00 horas. Quem tiver interesse é só comparecer ao local.

As técnicas da xilogravura

Segundo Angella a xilogravura é uma técnica que trabalha na madeira, o desenho que fica em alto relevo recebe tinta com rolo, depois da matriz entintada vai para o papel, a impressão é manual feita com colher de madeira. O resultado final vai para o papel.

Gente de Opinião

 

 

 
Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)