Sábado, 28 de março de 2009 - 19h13
Promover a formação dos produtores culturais para a consolidação de uma rede cineclubista. Esta é a proposta do "Seminário de Formação Cineclubista", que será realizado de 27 de março a 4 de abril em Atibaia (SP), com a presença de um representante do Governo do Estado de Rondônia.
Malu Calixto, assessora de imprensa da Secel - Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, é atualmente a única representante da região Norte do Cine Mais Cultura, programa do Ministério da Cultura para o fomento de espaços não comerciais de exibição audiovisual. "Nesta etapa vamos fazer uma avaliação das oficinas realizadas em 2008, aperfeiçoar o conteúdo das palestras, conhecer a programação de oficinas para 2009 e capacitar novos oficineiros e monitores", explica Malu Calixto, que também é membro do cineclube CineOca.
"Ter um membro de nossa equipe como a primeira integrante desse projeto de toda a região Norte contribui para o desenvolvimento cultural de Rondônia, já que o conhecimento adquirido nos seminários de formação será repassado por ela em oficinas aqui em Rondônia e em outros estados da região Norte", destaca Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Cine + Cultura
Para contribuir com a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura trabalha através de editais e parcerias diretas, e disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista. Um tripé que possibilita a democratização do acesso à produção audiovisual brasileira.
Lançado dia 11 de fevereiro o edital do Cine + Cultura de 2008 recebe inscrições até o dia 20 de abril. Entidades artísticas, associações, cooperativas, prefeituras, escolas públicas e cineclubes de todo Brasil localizados em Territórios da Cidadania podem inscrever suas propostas no site www.cinemaiscultura.org.br.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho
O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)