Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Secel lança Pontos de Cultura



Através da uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e o Ministério da Cultura o Governo de Rondônia está investindo em ações para democratizar o acesso da população rondoniense aos bens culturais. Até o dia dois de fevereiro de 2009 entidades do estado podem inscrever projetos no edital de Pontos de Cultura.

O edital vai contemplar 30 Pontos de Cultura distribuídos em todas as regiões de Rondônia. A seriedade é tanta que durante essa semana os organizadores do edital viajam pelo interior do Estado para divulgar o projeto e tirar dúvidas dos interessados em participar. “Queremos distribuir de forma mais democrática as ações de financiamento de atividades culturais e garantir que todo cidadão tenha oportunidade de participar”, explica Jucélis Freitas de Souza, secretário da Secel.

Criado através de uma parceria com o programa Mais Cultura do Governo Federal, o edital vai proporcional aos artistas e produtores culturais recursos para promover ações efetivas e duradouras. Por três anos, os Pontos de Cultura selecionados receberão R$ 180 mil, divididos em R$ 60 mil por ano. Os recursos são do Ministério da Cultura com uma contrapartida de 20% do Governo Estadual.

Para Porto Velho serão distribuídos 12 Pontos de Cultura. Para a região de Ariquemes, quatro. Oito serão destinados a região Central, três para a Zona da Mata e três para o Cone Sul.

Regras do Edital

Para participar da seleção é preciso que a entidade tenha CNPJ e comprove pelo menos dois anos de atividades culturais. Também é preciso ter um espaço próprio ou cedido por outra entidade onde o Ponto possa funcionar. “A atividade desenvolvida no Pontos pode contemplar qualquer área cultural como artes plásticas, audiovisual, teatro, dança e música. Mas é imprescindível que a ação proposta envolva comunidades dos territórios da cidadania (bairros periféricos das cidades ou áreas rurais), territórios indígenas, ribeirinhos, quilombolas, Unidades de Conservação ou territórios de vulnerabilidade social”, enfatiza Jucélis.

Mais informações e acesso ao edital pelo site www.secel.ro.gob.br ou pelo telefone (69) 32165133.


Cronograma de apresentação
do programa no interior do Estado

Para esclarecer dúvidas de artistas e produtores culturais os organizadores do Edital vão apresentar o projeto em cidades do interior. As palestras serão sempre a partir das 8h30, com entrada franca.

Terça-feira (16) – No Auditório da Prefeitura de Vilhena
Quinta-feira (18) – Teatro Cacilda Becker em Cacoal
Sábado (20) – Teatro Dominguinhos em Ji-Paraná
Segunda-feira (22) – Câmara Municipal em Guajará Mirim.

Fonte: Decom

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um