Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 - 14h42
Através da uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e o Ministério da Cultura o Governo de Rondônia está investindo em ações para democratizar o acesso da população rondoniense aos bens culturais. Até o dia dois de fevereiro de 2009 entidades do estado podem inscrever projetos no edital de Pontos de Cultura.
O edital vai contemplar 30 Pontos de Cultura distribuídos em todas as regiões de Rondônia. A seriedade é tanta que durante essa semana os organizadores do edital viajam pelo interior do Estado para divulgar o projeto e tirar dúvidas dos interessados em participar. Queremos distribuir de forma mais democrática as ações de financiamento de atividades culturais e garantir que todo cidadão tenha oportunidade de participar, explica Jucélis Freitas de Souza, secretário da Secel.
Criado através de uma parceria com o programa Mais Cultura do Governo Federal, o edital vai proporcional aos artistas e produtores culturais recursos para promover ações efetivas e duradouras. Por três anos, os Pontos de Cultura selecionados receberão R$ 180 mil, divididos em R$ 60 mil por ano. Os recursos são do Ministério da Cultura com uma contrapartida de 20% do Governo Estadual.
Para Porto Velho serão distribuídos 12 Pontos de Cultura. Para a região de Ariquemes, quatro. Oito serão destinados a região Central, três para a Zona da Mata e três para o Cone Sul.
Regras do Edital
Para participar da seleção é preciso que a entidade tenha CNPJ e comprove pelo menos dois anos de atividades culturais. Também é preciso ter um espaço próprio ou cedido por outra entidade onde o Ponto possa funcionar. A atividade desenvolvida no Pontos pode contemplar qualquer área cultural como artes plásticas, audiovisual, teatro, dança e música. Mas é imprescindível que a ação proposta envolva comunidades dos territórios da cidadania (bairros periféricos das cidades ou áreas rurais), territórios indígenas, ribeirinhos, quilombolas, Unidades de Conservação ou territórios de vulnerabilidade social, enfatiza Jucélis.
Mais informações e acesso ao edital pelo site www.secel.ro.gob.br ou pelo telefone (69) 32165133.
Cronograma de apresentação
do programa no interior do Estado
Para esclarecer dúvidas de artistas e produtores culturais os organizadores do Edital vão apresentar o projeto em cidades do interior. As palestras serão sempre a partir das 8h30, com entrada franca.
Terça-feira (16) No Auditório da Prefeitura de Vilhena
Quinta-feira (18) Teatro Cacilda Becker em Cacoal
Sábado (20) Teatro Dominguinhos em Ji-Paraná
Segunda-feira (22) Câmara Municipal em Guajará Mirim.
Fonte: Decom
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado
O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília
O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé
O som que atravessa o rio Madeira ganha novo fôlego. O grupo Cunhãs, formado por jovens moradoras da comunidade Gleba Maravilha, no meio da floresta

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)