Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Secel lança Pontos de Cultura



Através da uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e o Ministério da Cultura o Governo de Rondônia está investindo em ações para democratizar o acesso da população rondoniense aos bens culturais. Até o dia dois de fevereiro de 2009 entidades do estado podem inscrever projetos no edital de Pontos de Cultura.

O edital vai contemplar 30 Pontos de Cultura distribuídos em todas as regiões de Rondônia. A seriedade é tanta que durante essa semana os organizadores do edital viajam pelo interior do Estado para divulgar o projeto e tirar dúvidas dos interessados em participar. “Queremos distribuir de forma mais democrática as ações de financiamento de atividades culturais e garantir que todo cidadão tenha oportunidade de participar”, explica Jucélis Freitas de Souza, secretário da Secel.

Criado através de uma parceria com o programa Mais Cultura do Governo Federal, o edital vai proporcional aos artistas e produtores culturais recursos para promover ações efetivas e duradouras. Por três anos, os Pontos de Cultura selecionados receberão R$ 180 mil, divididos em R$ 60 mil por ano. Os recursos são do Ministério da Cultura com uma contrapartida de 20% do Governo Estadual.

Para Porto Velho serão distribuídos 12 Pontos de Cultura. Para a região de Ariquemes, quatro. Oito serão destinados a região Central, três para a Zona da Mata e três para o Cone Sul.

Regras do Edital

Para participar da seleção é preciso que a entidade tenha CNPJ e comprove pelo menos dois anos de atividades culturais. Também é preciso ter um espaço próprio ou cedido por outra entidade onde o Ponto possa funcionar. “A atividade desenvolvida no Pontos pode contemplar qualquer área cultural como artes plásticas, audiovisual, teatro, dança e música. Mas é imprescindível que a ação proposta envolva comunidades dos territórios da cidadania (bairros periféricos das cidades ou áreas rurais), territórios indígenas, ribeirinhos, quilombolas, Unidades de Conservação ou territórios de vulnerabilidade social”, enfatiza Jucélis.

Mais informações e acesso ao edital pelo site www.secel.ro.gob.br ou pelo telefone (69) 32165133.


Cronograma de apresentação
do programa no interior do Estado

Para esclarecer dúvidas de artistas e produtores culturais os organizadores do Edital vão apresentar o projeto em cidades do interior. As palestras serão sempre a partir das 8h30, com entrada franca.

Terça-feira (16) – No Auditório da Prefeitura de Vilhena
Quinta-feira (18) – Teatro Cacilda Becker em Cacoal
Sábado (20) – Teatro Dominguinhos em Ji-Paraná
Segunda-feira (22) – Câmara Municipal em Guajará Mirim.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)