Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Secel em fase final de análise dos Pontos de Cultura


 

A análise dos projetos dos Pontos de Cultura de Rondônia está em sua fase final e até o início de agosto o secretário estadual de Cultura, Jucélis Freitas, pretende marcar a solenidade de assinatura dos convênios com as entidades habilitadas. "Foi preciso contratar um parecerista para analisar os projetos e orientar os proponentes na adaptação de alguns itens determinados pelo Ministério da Cultura. Por isso foi preciso adiar o repasse da verba", explicou o secretário da Secel.

Valber Gomes Marialva, economista especializado em análise e elaboração de projetos é o responsável pelos pareceres. Ele estudou o edital e analisou detalhadamente cada projeto para indicar aos proponentes os ajustes necessários para viabilizar a execução das atividades seguindo as regras do Ministério da Cultura. "Faltou para os proponentes compreender melhor o que pedia o edital. As planilhas financeiras foram as que apresentaram mais problemas com a inclusão de despesas que não estavam contempladas no edital como estagiários, coordenadores e as somas entre os itens das linhas e colunas em algumas planilhas estavam errados. Mas são detalhes pequenos fáceis de resolver e 70% dos 30 projetos já estão prontos", comentou Valber Gomes.

"Com a conclusão do parecer os projetos serão encaminhados para empenho e para elaboração na Procuradoria Gerald o Estado. Então marcaremos a cerimônia de assinatura dos convênios e uma oficina de treinamento sobre gerenciamento dos recursos e prestação de contas para os responsáveis por cada projeto. Depois dessa fase os recursos serão liberados", completa Jucélis Freitas.
 

Sobre o projeto

O edital Pontos de Cultura é uma parceria do Governo de Rondônia com o Ministério da Cultura através do programa Mais Cultura. Ao todo 30 entidades distribuídas por todas as regiões do estado foram selecionadas para serem Pontos de Cultura. Para Porto Velho foram distribuídos 12 Pontos de Cultura. Para a região de Ariquemes, quatro. Oito foram destinados a região Central, três para a Zona da Mata e três para o Cone Sul. De 2009 até 2011 os Pontos de Cultura selecionados receberão R$ 180 mil divididos em R$ 60 mil por ano. Os recursos são do Ministério da Cultura com uma contrapartida de 20% do Governo Estadual.

Fonte: Malu Calixto – A/I Secel 

Mais Sobre Cultura

COLCHA DE RETALHOS DA ELEIÇÃO - Por Lúcio Albuquerque

COLCHA DE RETALHOS DA ELEIÇÃO - Por Lúcio Albuquerque

URNASNo turno houve denúncias de urnas que teriam sido violadas. Agora, corre à boca pequena que pode haver “urnas emprenhada” – um termo que represen

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo p