Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Secel articula junto ao MinC investimento para cinco bibliotecas de Rondônia


Na semana em que o Ministério da Cultura (MinC) divulgou uma ampla estatística sobre as bibliotecas públicas no Brasil o Governo de Rondônia tem boas notícias para o setor. Através de uma articulação da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – junto ao MinC, cinco municípios do estado estão recebendo investimento para oferecer à população acesso a esse importante bem cultural: a leitura.

“É preciso oferecer à população não apenas acervo, mas também espaços confortáveis, de fácil acesso, que sejam um estímulo à leitura. Por isso, o Governo do Estado não mede esforços para expandir e modernizar as bibliotecas de Rondônia”, comenta Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Segundo dados da pesquisa, encomendada pela fundação Getulio Vargas, atualmente Rondônia tem 39 bibliotecas por 100 mil habitantes, mas esse número deve aumentar em breve.

Com aproximadamente nove mil habitantes, e localizada a 100 km de distância da capital, Itapuã do Oeste foi o primeiro município contemplado com a implantação de uma nova biblioteca em 2010. A equipe do Centro de Documentação da Secel está no município orientando servidores locais na organização do novo espaço cultural, que será inaugurado sexta-feira (07). O kit, doado pelo MinC, é composto por dois mil livros, mobiliário, acervo e equipamentos de informática e climatização.

Na categoria modernização, quatro municípios de Rondônia já foram contemplados: Machadinho D’Oeste, Nova Mamoré, Porto Velho e Guajará-Mirim. As bibliotecas modernizadas recebem mil livros, mobiliário dinâmico e equipamentos de climatização. “Porto Velho já recebeu o kit para implementar o espaço infanto-juvenil da Biblioteca Municipal Francisco Meireles. Em breve a população da capital terá acesso a esse novo acervo e equipamentos”, completa Maria Nazaré Figueiredo da Silva, coordenadora do Centro de Documentação da Secel.

“O espaço de leitura para as crianças ficará mais confortável e organizado com os puffs, as estantes e os equipamentos de climatização. E com os novos livros poderemos oferecer muito mais opções de títulos interessantes para estimular o hábito da leitura nos visitantes da biblioteca”, destaca Mara Lúcia Duarte, diretora da Biblioteca Municipal Francisco Meireles.

 
Fonte: A/I SECEL

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

O projeto “Oficinas Raízes Criativas: Cultivando Cultura, Arte e Sustentabilidade”, realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e De

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)