Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Secel articula junto ao MinC investimento para cinco bibliotecas de Rondônia


Na semana em que o Ministério da Cultura (MinC) divulgou uma ampla estatística sobre as bibliotecas públicas no Brasil o Governo de Rondônia tem boas notícias para o setor. Através de uma articulação da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – junto ao MinC, cinco municípios do estado estão recebendo investimento para oferecer à população acesso a esse importante bem cultural: a leitura.

“É preciso oferecer à população não apenas acervo, mas também espaços confortáveis, de fácil acesso, que sejam um estímulo à leitura. Por isso, o Governo do Estado não mede esforços para expandir e modernizar as bibliotecas de Rondônia”, comenta Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Segundo dados da pesquisa, encomendada pela fundação Getulio Vargas, atualmente Rondônia tem 39 bibliotecas por 100 mil habitantes, mas esse número deve aumentar em breve.

Com aproximadamente nove mil habitantes, e localizada a 100 km de distância da capital, Itapuã do Oeste foi o primeiro município contemplado com a implantação de uma nova biblioteca em 2010. A equipe do Centro de Documentação da Secel está no município orientando servidores locais na organização do novo espaço cultural, que será inaugurado sexta-feira (07). O kit, doado pelo MinC, é composto por dois mil livros, mobiliário, acervo e equipamentos de informática e climatização.

Na categoria modernização, quatro municípios de Rondônia já foram contemplados: Machadinho D’Oeste, Nova Mamoré, Porto Velho e Guajará-Mirim. As bibliotecas modernizadas recebem mil livros, mobiliário dinâmico e equipamentos de climatização. “Porto Velho já recebeu o kit para implementar o espaço infanto-juvenil da Biblioteca Municipal Francisco Meireles. Em breve a população da capital terá acesso a esse novo acervo e equipamentos”, completa Maria Nazaré Figueiredo da Silva, coordenadora do Centro de Documentação da Secel.

“O espaço de leitura para as crianças ficará mais confortável e organizado com os puffs, as estantes e os equipamentos de climatização. E com os novos livros poderemos oferecer muito mais opções de títulos interessantes para estimular o hábito da leitura nos visitantes da biblioteca”, destaca Mara Lúcia Duarte, diretora da Biblioteca Municipal Francisco Meireles.

 
Fonte: A/I SECEL

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio