Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Secel apoiou o Curso de Direção de Fotografia para Cinema


 
Terminou dia 22 de outubro o Curso de Direção de Fotografia, oferecido e realizado pela Fundação Joaquim Nabuco e Canne - Centro Audiovisual Norte-Nordeste, de Pernambuco, em parceria com a SECEL que apoiou o curso dando a logística local e ABD/RO que fez o interface com os realizadores e contato com os profissionais para participação no curso em Porto Velho.

Participaram profissionais de diversos segmentos do audiovisual rondoniense (capital e interior), fotógrafos, documentaristas, cinegrafistas e produtores dos veículos de comunicação, produtoras locais.

Na avaliação de Alziro Barbosa (Professor do Curso), os profissionais demonstraram total interesse no curso, com o aproveitamento integral das aulas práticas-teóricas, onde puderam interagir durante as mesmas, sendo possível se obter um “feedback” durante o curso.

Profissionais tiravam suas dúvidas e aumentaram o conhecimento teórico-prático através das aulas diárias e apreenderam novas técnicas, dicas e macetes que ajudarão a melhorar as produções e finalizações em seus futuros trabalhos, adequando-se a cada área de atuação no mercado em Rondônia, com informações atualizadíssimas do mundo do cinema e audiovisual brasileiro.

A Oficina de Direção de Fotografia para Cinema foi realizada, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho e foi ministrada por Alziro Barbosa cuja formação é de Mestre e Bacharel em Direção de Fotografia pelo VGIK - Instituto Estatal de Cinema da Rússia, Bacharelado com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo.

Para Luiz Brito, “a bandeira de luta da ABD/RO é proporcionar e buscar parcerias nacionais e regionais para realização de cursos e treinamentos dessa natureza, prova disso que além desse curso de Direção de Fotografia, ainda teremos o curso de Desenho de Som – Captação, no período de 8 à 13 de novembro.

Além de lutar nos meios públicos e privados em busca da concretização de editais para fomentar e incentivar o audiovisual em Rondônia, pretendemos ainda, num futuro próximo fortalecer a classe de produtores e realizadores que buscam na arte de filmar e registrar os seus objetivos retratando através da cultura cinematográfica amazônica e registrando assim os acontecimentos e costumes de nossa região, relacionados com o crescimento de demandas em busca da criação e fortalecimento de um Pólo Produtor de Cinema e Audiovisual em Rondônia, estabelecendo parcerias para especializar e treinar mão-de-obra num mercado cada vez mais competitivo.

E, aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Secretário da SECEL, Jucélis de Freitas, a gerente de Cultura Bebel e sua equipe de apoio, Alequis Campos que nos forneceu equipamento de iluminação, além de colaboradores e os participantes que foram contemplados com o referido curso, tudo gratuitamente e que receberão certificado de conclusão”.

Fonte: ascom/ ABD/RO
 

Mais Sobre Cultura

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

O clima é de expectativa para o acadêmico da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ádamo Teixeira. Isso porque neste sá

Banda Sala 8 lança o álbum “Viva o hoje”

Banda Sala 8 lança o álbum “Viva o hoje”

A Banda de pop rock de porto velho, chamada Sala 8, vem trazendo novidades este ano. Com influências de bandas de rock nacionais e internacionais, c