Segunda-feira, 25 de outubro de 2010 - 10h27
Terminou dia 22 de outubro o Curso de Direção de Fotografia, oferecido e realizado pela Fundação Joaquim Nabuco e Canne - Centro Audiovisual Norte-Nordeste, de Pernambuco, em parceria com a SECEL que apoiou o curso dando a logística local e ABD/RO que fez o interface com os realizadores e contato com os profissionais para participação no curso em Porto Velho.
Participaram profissionais de diversos segmentos do audiovisual rondoniense (capital e interior), fotógrafos, documentaristas, cinegrafistas e produtores dos veículos de comunicação, produtoras locais.
Na avaliação de Alziro Barbosa (Professor do Curso), os profissionais demonstraram total interesse no curso, com o aproveitamento integral das aulas práticas-teóricas, onde puderam interagir durante as mesmas, sendo possível se obter um “feedback” durante o curso.
Profissionais tiravam suas dúvidas e aumentaram o conhecimento teórico-prático através das aulas diárias e apreenderam novas técnicas, dicas e macetes que ajudarão a melhorar as produções e finalizações em seus futuros trabalhos, adequando-se a cada área de atuação no mercado em Rondônia, com informações atualizadíssimas do mundo do cinema e audiovisual brasileiro.
A Oficina de Direção de Fotografia para Cinema foi realizada, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho e foi ministrada por Alziro Barbosa cuja formação é de Mestre e Bacharel em Direção de Fotografia pelo VGIK - Instituto Estatal de Cinema da Rússia, Bacharelado com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo.
Para Luiz Brito, “a bandeira de luta da ABD/RO é proporcionar e buscar parcerias nacionais e regionais para realização de cursos e treinamentos dessa natureza, prova disso que além desse curso de Direção de Fotografia, ainda teremos o curso de Desenho de Som – Captação, no período de 8 à 13 de novembro.
Além de lutar nos meios públicos e privados em busca da concretização de editais para fomentar e incentivar o audiovisual em Rondônia, pretendemos ainda, num futuro próximo fortalecer a classe de produtores e realizadores que buscam na arte de filmar e registrar os seus objetivos retratando através da cultura cinematográfica amazônica e registrando assim os acontecimentos e costumes de nossa região, relacionados com o crescimento de demandas em busca da criação e fortalecimento de um Pólo Produtor de Cinema e Audiovisual em Rondônia, estabelecendo parcerias para especializar e treinar mão-de-obra num mercado cada vez mais competitivo.
E, aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Secretário da SECEL, Jucélis de Freitas, a gerente de Cultura Bebel e sua equipe de apoio, Alequis Campos que nos forneceu equipamento de iluminação, além de colaboradores e os participantes que foram contemplados com o referido curso, tudo gratuitamente e que receberão certificado de conclusão”.
Fonte: ascom/ ABD/RO
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho
A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop
Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste
Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena
O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)