Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Secel apoiou o Curso de Direção de Fotografia para Cinema


 
Terminou dia 22 de outubro o Curso de Direção de Fotografia, oferecido e realizado pela Fundação Joaquim Nabuco e Canne - Centro Audiovisual Norte-Nordeste, de Pernambuco, em parceria com a SECEL que apoiou o curso dando a logística local e ABD/RO que fez o interface com os realizadores e contato com os profissionais para participação no curso em Porto Velho.

Participaram profissionais de diversos segmentos do audiovisual rondoniense (capital e interior), fotógrafos, documentaristas, cinegrafistas e produtores dos veículos de comunicação, produtoras locais.

Na avaliação de Alziro Barbosa (Professor do Curso), os profissionais demonstraram total interesse no curso, com o aproveitamento integral das aulas práticas-teóricas, onde puderam interagir durante as mesmas, sendo possível se obter um “feedback” durante o curso.

Profissionais tiravam suas dúvidas e aumentaram o conhecimento teórico-prático através das aulas diárias e apreenderam novas técnicas, dicas e macetes que ajudarão a melhorar as produções e finalizações em seus futuros trabalhos, adequando-se a cada área de atuação no mercado em Rondônia, com informações atualizadíssimas do mundo do cinema e audiovisual brasileiro.

A Oficina de Direção de Fotografia para Cinema foi realizada, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho e foi ministrada por Alziro Barbosa cuja formação é de Mestre e Bacharel em Direção de Fotografia pelo VGIK - Instituto Estatal de Cinema da Rússia, Bacharelado com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo.

Para Luiz Brito, “a bandeira de luta da ABD/RO é proporcionar e buscar parcerias nacionais e regionais para realização de cursos e treinamentos dessa natureza, prova disso que além desse curso de Direção de Fotografia, ainda teremos o curso de Desenho de Som – Captação, no período de 8 à 13 de novembro.

Além de lutar nos meios públicos e privados em busca da concretização de editais para fomentar e incentivar o audiovisual em Rondônia, pretendemos ainda, num futuro próximo fortalecer a classe de produtores e realizadores que buscam na arte de filmar e registrar os seus objetivos retratando através da cultura cinematográfica amazônica e registrando assim os acontecimentos e costumes de nossa região, relacionados com o crescimento de demandas em busca da criação e fortalecimento de um Pólo Produtor de Cinema e Audiovisual em Rondônia, estabelecendo parcerias para especializar e treinar mão-de-obra num mercado cada vez mais competitivo.

E, aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Secretário da SECEL, Jucélis de Freitas, a gerente de Cultura Bebel e sua equipe de apoio, Alequis Campos que nos forneceu equipamento de iluminação, além de colaboradores e os participantes que foram contemplados com o referido curso, tudo gratuitamente e que receberão certificado de conclusão”.

Fonte: ascom/ ABD/RO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)