Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Scientia assume Museu do estado de Rondônia


 
 
Governo do Estado inaugura uma nova e importante ação para a preservação do Patrimônio Cultural de Rondônia 

Através de uma parceria entre a Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e a empresa Scientia Consultoria Científica, o Governo do Estado inaugura uma nova e importante ação para a preservação do Patrimônio Cultural de Rondônia. O projeto, que será executado entre as duas instituições em um período de três anos, tem como objetivo proporcionar inventário, curadoria e organização dos acervos paleontológico, arqueológico, histórico e etnográfico do Museu Estadual de Rondônia (MERO). 

“Esta é uma importante ação para a valorização da cultural rondoniense, pois a parceria proporcionará um melhor acondicionamento dos bens materiais para viabilizar o acesso a essas coleções para pesquisas, trabalhos de valorização do patrimônio paleontológico, arqueológico e histórico; e servir como projeto piloto para uma futura musealização das coleções”, acrescenta Jucélis Freitas, secretário da Secel. 

Entre as contribuições oferecidas pela empresa parceira estão: Identificação e curadoria dos acervos paleontológico, histórico, pré-histórico e etnográfico do Museu Estadual de Rondônia; Orientação técnica quanto à melhor forma de preservar o acervo; Espaço físico e material necessário a curadoria dos acervos, bem como para realização do curso de capacitação; Assessoria e acompanhamento das atividades de inventário, curadoria e organização. 

A contrapartida da Secel será: Obtenção de autorização dos órgãos competentes (IPHAN e DNPM) para o trabalho com o acervo; Aquisição de mobiliário apropriado para guarda do acervo; Material para organização das informações sobre o acervo (livro tombo e mídia digital); Material para armazenamento do acervo; Mão-de-obra para inventário, curadoria, organização e manutenção do acervo; e Estrutura física para manutenção do acervo. 

O Museu Estadual de Rondônia (MERO) funciona no Prédio do Relógio, Avenida Sete de Setembro nº 237 – Centro (PVH) e é aberto para visitação gratuita. 

Edital para exposição na Casa da Cultura 

O Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer abriu o edital de seleção para a programação de exposições do segundo semestre de 2010, na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório, da Casa de Cultura Ivan Marrocos. Os artistas podem encaminhar seus trabalhos para a Casa da Cultura Ivan Marrocos até o dia 28 de maio. “Este é o terceiro ano que a Secel seleciona propostas para exposições na Casa de Cultura através de edital. Um processo democrático e transparente que premia de forma justa os contemplados e contribui para o desenvolvimento da cultura de forma igualitária”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Com a proposta de promover e divulgar as diversas manifestações nas artes visuais, propiciando aos artistas, estudiosos e ao público em geral, o conhecimento e a participação na produção artística, além de estimular a criatividade, o edital oferece três categorias: Exposições individuais; Exposições Coletivas; e Salões de Artes. 

Ao selecionados a Secel oferecerá divulgação institucional e promocional da mostra; Produção gráfica do convite, folder e certificado de participação da exposição; Distribuição dos convites em parceria com o artista; Apoio na montagem e desmontagem da exposição; Sonorização, cerimonial e coquetel para a exposição; e Publicação de um catálogo anual das exposições realizadas na Galeria. 

As inscrições serão gratuitas estendidas a todos os artistas visuais do Brasil, com prioridade para os de Rondônia (no mínimo 80%). Cada artista poderá inscrever até duas propostas, sendo uma individual e outra coletiva nas diversas linguagens plásticas/visuais. 

As normas do edital e ficha de inscrição estão disponíveis na sede da Casa de Cultura localizada na Avenida Carlos Gomes, nº 600, esquina com Rua Rogério Weber. Bairro Caiari - Porto Velho – RO Cep. 76.801-150. 

Fonte: Malu Calixto

Mais Sobre Cultura

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

A Sicoob Credisul lançou na noite de quarta-feira, 20/03, o concurso de fotografia Somos Todos Guaporé, do Rio Guaporé. O lançamento aconteceu duran

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe