Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Scientia assume Museu do estado de Rondônia


 
 
Governo do Estado inaugura uma nova e importante ação para a preservação do Patrimônio Cultural de Rondônia 

Através de uma parceria entre a Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e a empresa Scientia Consultoria Científica, o Governo do Estado inaugura uma nova e importante ação para a preservação do Patrimônio Cultural de Rondônia. O projeto, que será executado entre as duas instituições em um período de três anos, tem como objetivo proporcionar inventário, curadoria e organização dos acervos paleontológico, arqueológico, histórico e etnográfico do Museu Estadual de Rondônia (MERO). 

“Esta é uma importante ação para a valorização da cultural rondoniense, pois a parceria proporcionará um melhor acondicionamento dos bens materiais para viabilizar o acesso a essas coleções para pesquisas, trabalhos de valorização do patrimônio paleontológico, arqueológico e histórico; e servir como projeto piloto para uma futura musealização das coleções”, acrescenta Jucélis Freitas, secretário da Secel. 

Entre as contribuições oferecidas pela empresa parceira estão: Identificação e curadoria dos acervos paleontológico, histórico, pré-histórico e etnográfico do Museu Estadual de Rondônia; Orientação técnica quanto à melhor forma de preservar o acervo; Espaço físico e material necessário a curadoria dos acervos, bem como para realização do curso de capacitação; Assessoria e acompanhamento das atividades de inventário, curadoria e organização. 

A contrapartida da Secel será: Obtenção de autorização dos órgãos competentes (IPHAN e DNPM) para o trabalho com o acervo; Aquisição de mobiliário apropriado para guarda do acervo; Material para organização das informações sobre o acervo (livro tombo e mídia digital); Material para armazenamento do acervo; Mão-de-obra para inventário, curadoria, organização e manutenção do acervo; e Estrutura física para manutenção do acervo. 

O Museu Estadual de Rondônia (MERO) funciona no Prédio do Relógio, Avenida Sete de Setembro nº 237 – Centro (PVH) e é aberto para visitação gratuita. 

Edital para exposição na Casa da Cultura 

O Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer abriu o edital de seleção para a programação de exposições do segundo semestre de 2010, na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório, da Casa de Cultura Ivan Marrocos. Os artistas podem encaminhar seus trabalhos para a Casa da Cultura Ivan Marrocos até o dia 28 de maio. “Este é o terceiro ano que a Secel seleciona propostas para exposições na Casa de Cultura através de edital. Um processo democrático e transparente que premia de forma justa os contemplados e contribui para o desenvolvimento da cultura de forma igualitária”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Com a proposta de promover e divulgar as diversas manifestações nas artes visuais, propiciando aos artistas, estudiosos e ao público em geral, o conhecimento e a participação na produção artística, além de estimular a criatividade, o edital oferece três categorias: Exposições individuais; Exposições Coletivas; e Salões de Artes. 

Ao selecionados a Secel oferecerá divulgação institucional e promocional da mostra; Produção gráfica do convite, folder e certificado de participação da exposição; Distribuição dos convites em parceria com o artista; Apoio na montagem e desmontagem da exposição; Sonorização, cerimonial e coquetel para a exposição; e Publicação de um catálogo anual das exposições realizadas na Galeria. 

As inscrições serão gratuitas estendidas a todos os artistas visuais do Brasil, com prioridade para os de Rondônia (no mínimo 80%). Cada artista poderá inscrever até duas propostas, sendo uma individual e outra coletiva nas diversas linguagens plásticas/visuais. 

As normas do edital e ficha de inscrição estão disponíveis na sede da Casa de Cultura localizada na Avenida Carlos Gomes, nº 600, esquina com Rua Rogério Weber. Bairro Caiari - Porto Velho – RO Cep. 76.801-150. 

Fonte: Malu Calixto

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um