Quinta-feira, 15 de abril de 2010 - 05h05
Governo do Estado inaugura uma nova e importante ação para a preservação do Patrimônio Cultural de Rondônia
Através de uma parceria entre a Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e a empresa Scientia Consultoria Científica, o Governo do Estado inaugura uma nova e importante ação para a preservação do Patrimônio Cultural de Rondônia. O projeto, que será executado entre as duas instituições em um período de três anos, tem como objetivo proporcionar inventário, curadoria e organização dos acervos paleontológico, arqueológico, histórico e etnográfico do Museu Estadual de Rondônia (MERO).
“Esta é uma importante ação para a valorização da cultural rondoniense, pois a parceria proporcionará um melhor acondicionamento dos bens materiais para viabilizar o acesso a essas coleções para pesquisas, trabalhos de valorização do patrimônio paleontológico, arqueológico e histórico; e servir como projeto piloto para uma futura musealização das coleções”, acrescenta Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Entre as contribuições oferecidas pela empresa parceira estão: Identificação e curadoria dos acervos paleontológico, histórico, pré-histórico e etnográfico do Museu Estadual de Rondônia; Orientação técnica quanto à melhor forma de preservar o acervo; Espaço físico e material necessário a curadoria dos acervos, bem como para realização do curso de capacitação; Assessoria e acompanhamento das atividades de inventário, curadoria e organização.
A contrapartida da Secel será: Obtenção de autorização dos órgãos competentes (IPHAN e DNPM) para o trabalho com o acervo; Aquisição de mobiliário apropriado para guarda do acervo; Material para organização das informações sobre o acervo (livro tombo e mídia digital); Material para armazenamento do acervo; Mão-de-obra para inventário, curadoria, organização e manutenção do acervo; e Estrutura física para manutenção do acervo.
O Museu Estadual de Rondônia (MERO) funciona no Prédio do Relógio, Avenida Sete de Setembro nº 237 – Centro (PVH) e é aberto para visitação gratuita.
Edital para exposição na Casa da Cultura
O Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer abriu o edital de seleção para a programação de exposições do segundo semestre de 2010, na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório, da Casa de Cultura Ivan Marrocos. Os artistas podem encaminhar seus trabalhos para a Casa da Cultura Ivan Marrocos até o dia 28 de maio. “Este é o terceiro ano que a Secel seleciona propostas para exposições na Casa de Cultura através de edital. Um processo democrático e transparente que premia de forma justa os contemplados e contribui para o desenvolvimento da cultura de forma igualitária”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Com a proposta de promover e divulgar as diversas manifestações nas artes visuais, propiciando aos artistas, estudiosos e ao público em geral, o conhecimento e a participação na produção artística, além de estimular a criatividade, o edital oferece três categorias: Exposições individuais; Exposições Coletivas; e Salões de Artes.
Ao selecionados a Secel oferecerá divulgação institucional e promocional da mostra; Produção gráfica do convite, folder e certificado de participação da exposição; Distribuição dos convites em parceria com o artista; Apoio na montagem e desmontagem da exposição; Sonorização, cerimonial e coquetel para a exposição; e Publicação de um catálogo anual das exposições realizadas na Galeria.
As inscrições serão gratuitas estendidas a todos os artistas visuais do Brasil, com prioridade para os de Rondônia (no mínimo 80%). Cada artista poderá inscrever até duas propostas, sendo uma individual e outra coletiva nas diversas linguagens plásticas/visuais.
As normas do edital e ficha de inscrição estão disponíveis na sede da Casa de Cultura localizada na Avenida Carlos Gomes, nº 600, esquina com Rua Rogério Weber. Bairro Caiari - Porto Velho – RO Cep. 76.801-150.
Fonte: Malu Calixto
2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia recebe 71 inscrições
O 2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia – FERA, recebeu 71 projetos inscritos nesta edição, reunindo vozes potentes e narrativas que nascem
Neste sábado a Banda do Vai Quem Quer esquenta o Mercado Cultural com Concurso de Marchinhas
Neste sábado (18), às 19h no Calçadão Manelão no Mercado Cultural acontece o 1°Concurso de Marchinhas Mávilo Melo, com o tema: “As Jades”. “A ideali
Entre os dias 23 e 28 de outubro, o artista visual Jorge Feitosa apresentará em Paris a exposição inédita Viagem: Matéria, Rito e Memória Ancestral
Rafael Vargas lança videoclipe “A Caverna”, uma reflexão sobre o retorno da humanidade às origens
O cantor e compositor Rafael Vargas acaba de lançar o videoclipe da música “A Caverna”, uma produção que mistura arte, natureza e filosofia em uma p