Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas Solidário faz mais de 10 mil atendimentos neste ano



O Projeto São Lucas Solidário, maior programa de responsabilidade social de uma Instituição de Ensino Superior em todo o estado de Rondônia, fez, ao longo deste ano, mais de 10 mil atendimentos em bairros da Capital e em cidades do interior. A proposta é suprir uma carência ainda existente em termos de especialidades na área de saúde nos bairros mais afastados da região central da cidade. Neste ano, foram prestados atendimentos às comunidades residentes nos bairros Igarapé, Jardim Ipanema, Tancredo Neves, Mariana e Jardim Santana (zona leste), Caladinho e Bela Vista (zona sul). A ação de responsabilidade social de iniciativa da Faculdade São Lucas envolve professores, acadêmicos e colaboradores em atividades voltadas à saúde preventiva, contando com a parceria do Corpo de Bombeiros (Defesa Civil), Santo Antônio Energia, Sistema Imagem de Comunicação e Real Norte. 

De acordo com o professor Ricardo Pianta, coordenador de Extensão da Faculdade São Lucas, além de oferecer atendimento preventivo à população, o Projeto São Lucas Solidário tem sido fundamental para a formação humanizada dos acadêmicos que, através de contato com a comunidade, podem experimentar novas experiências e enriquecer seus conhecimentos. “A parceria entre a Santo Antônio Energia e a Faculdade São Lucas é de suma importância, pois o projeto se fortalece frente ao comprometimento das duas instituições, o que vem refletir na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos”, diz Martha Rojas, Analista Ambiental da SAE. Já o coordenador do Programa de Saúde Pública da SAE, Guilherme Abbad, entende que o projeto une duas oportunidades tão importantes quanto complementares, que são as de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, permitir aos alunos um contato próximo com a realidade de suas futuras profissões. 

O sargento Rafael Maia, do Corpo de Bombeiros, avalia o Projeto São Lucas Solidário como fundamental para a população, principalmente para as famílias mais carentes da Capital, tendo em vista que o atendimento oferecido pela faculdade, especialmente na área de saúde, é essencial para essas comunidades. “O projeto já conquistou a confiança da população e cultiva a consciência em termos de informação”, observa Rafael Mais, salientando que a parceria com a Faculdade São Lucas também é importante para o Corpo de Bombeiros. “Esse trabalho conjunto tem permitido atendimento às comunidades mais carentes e em áreas de risco, através de orientação”, acrescenta. 

A parceria entre a Faculdade São Lucas e o Sistema Imagem de Comunicação (RecordNews, TV Candelária e Rádio Parecis FM) abriu uma nova temporada de atividades na área de responsabilidade social. O professor Ricardo Pianta, coordenador de Extensão da São Lucas, analisa a parceria celebrada com o Sistema Imagem de Comunicação como importante para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelas equipes de professores e alunos dos cursos de graduação mantidos pela Faculdade São Lucas. Segundo ele, a parceria leva em conta a importância do trabalho de responsabilidade social realizado pela instituição, e vem contribuir para fortalecer o atendimento prestado à população da Capital. 

O gerente de Planejamento Comercial do Sistema Imagem de Comunicação, Edgar Bacin, entende que a união de forças entre as duas partes contribui para fortalecer as ações de responsabilidade social que são desenvolvidas junto à população. “Não existe concorrência quando a proposta é ampliar o atendimento oferecido às pessoas”, diz Bacin, destacando a oportunidade de poder contribuir para a propagação das ações desenvolvidas através do Projeto São Lucas Solidário. O vereador Jaime Gazola Filho, professor licenciado da Faculdade São Lucas e idealizador do projeto, salienta que o São Lucas Solidário é uma semente que frutificou e hoje atinge grandes proporções na área social, além de contribuir para que os acadêmicos da São Lucas sejam profissionais cidadãos, principalmente porque o aluno tem grande responsabilidade social. “A parceria com o Sistema Imagem de Comunicação vem potencializar ações em prol de quem realmente precisa”, complementa. O Projeto São Lucas Solidário presta atendimento nas áreas de medicina, enfermagem, biomedicina, biologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, direito e administração. A comunidade recebe avaliação e orientação nutricional, orientação sobre escovação correta, aplicação de flúor, avaliação e orientação postural, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, orientação sobre câncer de colo do útero e de mama, coleta de preventivos, orientação e avaliação postural, massoterapia, além de educação ambiente e reutilização de material plástico (garrafas pet) por equipes da Sala Verde, e atividades recreativas.

Fonte: Chagas Pereira 

Mais Sobre Cultura

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

Existem diversas religiões afro-brasileiras em grande crescimento no Brasil que defendem o sacrifício de animais para vários fins.Pode parecer algo

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

As instituições de ensino interessadas em agendar uma visita, seguida de debate, às duas exposições fotográficas multimídia “O Amor é Filho do Tempo”

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

Aconteceu em Tefé, no Amazonas, o 12ª Encontro de Parteiras com o objetivo de disseminar técnicas para aprimoramento de partos em comunidades da Amazô

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Porto Velho, 03 de abril de 2019 - De 13 a 28 de abril, o Porto Velho Shopping receberá o Museu do Videogame Itinerante. Com entrada gratuita e aberta