Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas realiza palestra sobre o vinho e suas técnicas de produção



Numa iniciativa da Coordenação de Hotelaria e Turismo, a Faculdade São Lucas ofereceu aos acadêmicos dos dois cursos uma palestra ministrada pelo sommelier Fernando Peron, que enfatizou o tema "O vinho e suas técnicas de produção". Peron prestou esclarecimentos importantes quanto aos tipos de vinhos, suas técnicas de produção, sua qualidade e predominâncias de mercado e consumo. A palestra ministrada por Fernando Peron contribuiu, de forma clara e objetiva, para que os acadêmicos obtivessem informações mais específicas sobre a vinicultura, principalmente no Brasil, onde 'Isabel' é o tipo de uva mais consumido.

Além de informar que Chardonnay é a uva branca mais difundida no Planeta e que Cabernot Sauvignon é o tipo de uva mais plantado no mundo, Peron também informou que o vinho contribui para retardar o envelhecimento. O vinho, segundo o sommelier, diminui em até 50% o risco de doenças coronarianas e previne contra a úlcera e contra o câncer e protege contra o Mal de Alzheimer, reduzindo em até 75% as chances de o indivíduo desenvolver a doença. "O vinho possui substância que provoca a morte das células cancerígenas", disse. Em sua palestra, Fernando Peron informou, ainda, que o Brasil não dispõe de uma legislação sobre a vinicultura e que, apesar de ser um espelho para o mundo em termos de gastronomia, o País não tem uma marca padronizada de uva que seja específica em termos de referência no Exterior.   

Especialista em turismo gastronômico, Fernando Peron disse que, na América Latina, a Argentina produz a uva de melhor qualidade, enquanto o Chile é responsável pelo melhor marketing. Sobre Rondônia, o sommelier lamentou o fato de que os hotéis ainda não tenham dado a devida importância à qualidade dos vinhos. "O mercado local ainda oferece muitas oportunidades em termos gastronômicos, cabendo a vocês, alunos de turismo e hotelaria, saber aproveitá-las, principalmente porque quem é pioneiro jamais será esquecido. Ser o diferencial no mercado só depende de nós", acrescentou Peron.

"Mais uma vez a Faculdade São Lucas sai na frente", disse a professora Camila Canova, Coordenadora dos Cursos de Turismo e de Hotelaria, referindo-se à palestra ministrada pelo sommelier Fernando Peron. "Com base nas informações prestadas pelo sommelier, o aluno é capacitado para tornar-se especialista em vinhos, seus processos, origens, história, harmonização enogastronômica e serviços da bebida", mencionou Camila Canova, salientando que fazem parte da formação conteúdos de viticultura, enologia, enografia, legislação específica e técnicas de degustação.

O sommelier é o profissional que dispõe de aptidão técnica para a indicação aos clientes dos vinhos de forma a obter harmonia entre a bebida e o prato escolhido, contribuindo para o aperfeiçoamento do atendimento do segmento da gastronomia da cidade. A palestra teve como objetivo fornecer as informações necessárias sobre como orientar e servir vinhos aos clientes, além de aprimorar o conhecimento dos discentes dos Cursos de Turismo e de Tecnólogo em Hotelaria da Faculdade São Lucas.

O conteúdo programático do curso inclui os temas Como é feito o vinho; tipos de vinhos; o armazenamento; temperatura de serviço e apresentação; Como servir e elaborar uma degustação; harmonização de vinhos e iguarias; Vendas: com base na harmonização, na economia e na cultura; como vender um vinho de forma eficaz e entendendo às necessidades do cliente. "Atividades como esta reiteram o papel da São Lucas como instituição responsável pela qualidade do ensino de seus alunos, preparando-os para o mercado de trabalho", complementou a professora Camila Canova.

Informações na SÃO LUCAS sobre os Cursos de HOTELARIA E TURISMO pelo fone (69) 3211-8045/8031, ou pelo e-mail coordturis@saolucas.edu.br

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe