Porto Velho (RO) sábado, 18 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas realiza curso de Urgência em Odontopediatria


A Faculdade São Lucas abre neste sábado (10 de março) o curso de extensão universitária "Urgência em Odontopediatria", com duração até 10 de novembro deste ano, destinado a profissionais de odontologia inscritos junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO/RO) e acadêmicos que já tenham cursado até o quinto período da graduação. As aulas vão ser ministradas com periodicidade quinzenal, sempre aos sábados, das 7h30 às 13h. O corpo docente é formado pelos professores Ramiro Borba Porto, Ana Giselle Aguiar Dias, Anna Caroline Bardi Pedro e Maria Rosa Guimarães.

O curso leva em conta que o atendimento de urgência é uma prática bastante comum na clínica diária do Clínico Geral, principalmente do Odontopediatra. Segundo o professor Ramiro Borba Porto, coordenador do curso, as dificuldades motoras do início do aprendizado do caminhar, a prática de esportes e acidentes em geral são as causas que, com freqüência, geram atendimentos de emergência. "Associado a isso, podemos ressaltar a menor mineralização e espessura dos tecidos dentários de um dente decíduo que, quando comparado a um dente permanente, favorece a evolução do processo carioso, facilitando o surgimento de estímulos dolorosos. Por todos estes motivos, tanto o profissional que se propõe o atender pacientes infantis, quanto o clínico geral devem estar preparados para as diversas situações de urgência que podemos nos deparar no dia-a-dia", observou.

O curso de extensão universitária "Urgência em Odontopediatria" da São Lucas também se reveste de fundamental importância devido a grande necessidade da existência de um serviço de urgência e a falta de atendimentos desta natureza na Capital, sendo de suma importância proporcionar aos porto-velhenses um local de referência para ocasiões emergenciais. A iniciativa visa oferecer aos alunos de graduação e profissionais da área de odontologia do estado uma capacitação desta natureza, visando aprimorar o conhecimento teórico-prático dos cirurgiões-dentistas da região.

Com a realização desse curso, a Faculdade São Lucas se preocupa em capacitar o aluno ao nível de clínica geral, ao atendimento do paciente infantil, dos primeiros meses de vida até a adolescência, às mais diversas situações de urgência que se pode deparar na prática do dia-a-dia. Ao término do curso, o aluno deverá estar apto a dar a atenção necessária ao paciente que necessite este tipo de atendimento, sempre respeitando as características psicossomáticas da criança e as particularidades desta situação.

São objetivos específicos transmitir aos alunos a importância da compreensão dos aspectos psicológicos do paciente infantil; preparar profissionais capazes de dar assistência imediata nos casos de traumatismo alvéolo-dentários tanto na dentição decídua como permanente, seja realizando atendimento ou diagnosticando situações a serem encaminhadas; capacitar os alunos a utilização de medicamentos necessários em situações específicas de urgência; preparar o aluno para o alívio da dor de paciente infantis causados pelo avanço das doenças cárie e periodontal; oferecer subsídios teóricos e práticos para que o aluno do curso saiba preparar o consultório para o atendimento de urgência na prática diária.
 
Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Cultura

Cantora carioca se apresenta neste sábado no Mercado Cultural

Cantora carioca se apresenta neste sábado no Mercado Cultural

A sambista se apresenta junto com o mestre Bainha, de Porto Velho

VIRIATO MOURA LANÇA LIVROS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR

VIRIATO MOURA LANÇA LIVROS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR

A Academia Rondoniense de Letras (ARL) promoveu um encontro de seus membros no dia 27 passado para comemorar o Dia do Escritor, ocorrido em 25 de julh