Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas abre vagas para Curso de Especialização em Ergonomia



A Faculdade São Lucas, acompanhando o crescente progresso instalado na região norte, mais precisamente no Estado de Rondônia, criou o Curso de Especialização em Ergonomia, que contempla a participação das diferentes áreas de atuação profissionais que possam intervir para a transformação do trabalho humano, contribuindo para a saúde do trabalhador. Essa abordagem é multidisciplinar, exigindo conhecimento do trabalho (tarefa), do trabalhador (usuário) e da organização (ambiente sócio-técnico).

O início da história da Ergonomia remonta a criação das primeiras ferramentas, quando o homem pré-histórico provavelmente escolheu uma ferramenta que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão. A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Deriva de duas palavras gregas: ERGON (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras). Foi definida como "o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência".

Segundo a Professora Mestre Ana Paula Rubira, Coordenadora da Clínica de Fisioterapia da FSL, a Ergonomia é uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando-o compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano. Para isso, os estudos em Ergonomia abordam todos os aspectos do ambiente físico e organizacional do trabalho humano, incluindo a iluminação, o ruído, a temperatura, o mobiliário, os instrumentos, o layout, o ritmo, a jornada e as relações de trabalho, por exemplo, que são fatores condicionantes de agravos da saúde física e mental. 

O Ergonomista lança mão de vários conhecimentos científicos para abordar a complexidade da relação homem X trabalho, utilizando biomecânica, teorias da administração, engenharias, psicologia, antropometria, dentre outras disciplinas que dão suporte ao bom entendimento da situação homem X trabalho para poder transformá-la em uma situação de produção com qualidade de vida no trabalho. "A Ergonomia é um campo multidisciplinar e o Ergonomista contribui para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas, possibilitando o conforto, a saúde e a produtividade do trabalhador", salientou a Professora Ana Paula Rubira.

No Brasil, a norma que trata da Ergonomia é a NR-17, do Ministério do Trabalho, Portaria n° 3214, de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho, modificada pela Portaria n° 3.751, de 23 de novembro de 1990) que prevê a aplicação compulsória dos conhecimentos ergonômicos nas diversas situações de trabalho, sob pena de multas por parte de empresas que descumpram tal legislação. "Como uma situação de trabalho é complexa, há necessidade de diversos olhares sobre ela. Dessa forma, o Curso de Especialização oferecido pela Faculdade São Lucas é essencial para a preparação de profissionais em Ergonomia", complementou a Coordenadora da Clínica de Fisioterapia.

As inscrições estão abertas na Secretaria de Pós-Graduação e outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (69) 3211-8015.

Fonte: Chagas Pereira
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio