Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas abre Pós-Graduação Latu Sensu em Ergonomia


 
Destinado aos profissionais de qualquer área do conhecimento com diploma de Nível Superior, a Faculdade São Lucas (FSL) está com inscrições abertas para o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Ergonomia. O Curso se reveste de fundamental importância porque a Ergonomia é uma área presente em todos os tipos de concepção de espaços, instrumentos, mobiliários e organização, quer seja no trabalho ou fora dele, havendo a necessidade de formação especializada de profissionais que possam atuar na promoção, prevenção e correção dos diversos aspectos que compõem um posto de trabalho que possam causar constrangimentos ao homem, seja do ponto de vista físico, mental ou organizacional.

Em relação ao trabalho, a importância desta área se deve ao fato de haver hoje uma consciência de que só se alcança os níveis desejáveis de produtividade e confiabilidade no trabalho se considerado o elemento humano como o foco das atenções. Isto porque neste ponto repousam as chances de informações sobre melhorias possíveis, mas também em caso de disfunções, de riscos e comprometimento de todo um sistema de produção, bem como da saúde e da segurança do homem no trabalho.

Como uma situação de trabalho é complexa, há necessidade de diversos olhares sobre ela e o Curso de Especialização em Ergonomia contempla a participação das diferentes áreas de atuação profissionais que possam intervir para a transformação do trabalho humano, contribuindo para a saúde do trabalhador. Essa abordagem é multidisciplinar, exigindo conhecimento do trabalho (tarefa), do trabalhador (usuário) e da organização (ambiente sócio-técnico). A grade curricular contempla Introdução à Ergonomia, Fisiologia Aplicada, Psicologia do Trabalho, Sociologia do Trabalho, Ergonomia e Organização do Trabalho, Legislação e Gestão Integrada em Segurança e Saúde no Trabalho, Bioestatística, Qualidade de Vida no Trabalho e Programas de Gestão em QVT, Antropometria, Biomecânica, Avaliação de Variáveis Ambientais, Análise Ergonômica do Trabalho, Avaliação de Variáveis Ambientais, Ergonomia e Usabilidade, Metodologia da Pesquisa e Orientação de Artigo. 

Coordenado pelo Professor Doutor Marcelo Custódio Rubira e pela Professora Mestre Ana Paula Rubira, o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Ergonomia tem início previsto para o dia 22 de maio. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones 3211-8034 e 3211-8022. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Pós-Graduação (3211-8015).


Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe