Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009 - 17h46
Destinado aos profissionais de qualquer área do conhecimento com diploma de Nível Superior, a Faculdade São Lucas (FSL) está com inscrições abertas para o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Ergonomia. O Curso se reveste de fundamental importância porque a Ergonomia é uma área presente em todos os tipos de concepção de espaços, instrumentos, mobiliários e organização, quer seja no trabalho ou fora dele, havendo a necessidade de formação especializada de profissionais que possam atuar na promoção, prevenção e correção dos diversos aspectos que compõem um posto de trabalho que possam causar constrangimentos ao homem, seja do ponto de vista físico, mental ou organizacional.
Em relação ao trabalho, a importância desta área se deve ao fato de haver hoje uma consciência de que só se alcança os níveis desejáveis de produtividade e confiabilidade no trabalho se considerado o elemento humano como o foco das atenções. Isto porque neste ponto repousam as chances de informações sobre melhorias possíveis, mas também em caso de disfunções, de riscos e comprometimento de todo um sistema de produção, bem como da saúde e da segurança do homem no trabalho.
Como uma situação de trabalho é complexa, há necessidade de diversos olhares sobre ela e o Curso de Especialização em Ergonomia contempla a participação das diferentes áreas de atuação profissionais que possam intervir para a transformação do trabalho humano, contribuindo para a saúde do trabalhador. Essa abordagem é multidisciplinar, exigindo conhecimento do trabalho (tarefa), do trabalhador (usuário) e da organização (ambiente sócio-técnico). A grade curricular contempla Introdução à Ergonomia, Fisiologia Aplicada, Psicologia do Trabalho, Sociologia do Trabalho, Ergonomia e Organização do Trabalho, Legislação e Gestão Integrada em Segurança e Saúde no Trabalho, Bioestatística, Qualidade de Vida no Trabalho e Programas de Gestão em QVT, Antropometria, Biomecânica, Avaliação de Variáveis Ambientais, Análise Ergonômica do Trabalho, Avaliação de Variáveis Ambientais, Ergonomia e Usabilidade, Metodologia da Pesquisa e Orientação de Artigo.
Coordenado pelo Professor Doutor Marcelo Custódio Rubira e pela Professora Mestre Ana Paula Rubira, o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Ergonomia tem início previsto para o dia 22 de maio. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones 3211-8034 e 3211-8022. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Pós-Graduação (3211-8015).
Fonte: Chagas Pereira
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho
O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)