Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas abre Especialização em Disfunção Temporomandibular


A Faculdade São Lucas está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, destinado aos cirurgiões dentistas. A iniciativa leva em consideração que o entendimento da função da Articulação Temporomandibular (ATM) e dos músculos da mastigação é de grande importância nas diversas áreas da odontologia. O Curso se reveste de importância ainda mais acentuada diante da controvérsia em relação ao diagnóstico e às condutas terapêuticas em seus estados funcionais. A Professora Doutora Márcia Nakaoka salientou que condutas baseadas em evidências na hora da decisão clínica levaram à necessidade de atualização dos conceitos para a manutenção em nível elevado da relação entre profissional e paciente. “Existe a necessidade de se habilitar o cirurgião dentista a conduzir sua tomada de decisão baseada em evidência nos casos dos pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial”, acrescentou.

Tendo como coordenadora a Professora Doutora Márcia Nakaoka, com a supervisão acadêmica e científica do Professor Doutor Antônio Sérgio Guimarães (Unifesp), o Curso de Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial tem o corpo docente integrado pelos professores Eduardo Myiashita, Giuliano Saraceni Issa Cossolin, Liete Maria Liarte Figueiredo Swir, Mariana Brandão Ferreira, Paula Brandão Scarpelli, Sônia Brandão Guimarães, Thatiana Bastos Guimarães, Vera Lúcia Maiello, Deusvenir Souza Carvalho e Eduardo Cotecchia Ribeiro. O conteúdo programático do curso inclui abordagens sobre Epidemiologia das DTM, Epidemiologia da dor orofacial, neurofisiologia da dor orofacial, dores odontogênicas (abordagem e exame clínico), avaliação neuropsicológica da dor, tratamento cirúrgico da articulação, fibromologia e ajuste de síndromes orofaciais, genética e biologia molecular em odontologia e emprego da fisioterapia no tratamento das desordens temporomandibulares.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Pós-Graduação da Faculdade São Lucas ou pelos telefones (69) 3211-8015 e 3211-8043.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)