Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Santo Antônio Energia promove passeio pela história de Porto Velho


 
Moradores e turistas vão conhecer detalhes históricos
da cidade em visitas por seus patrimônios históricos e culturais

No feriado de 7 de setembro, um passeio muito especial pelas ruas de Porto Velho vai atrair pessoas de todas as idades para conhecer detalhes da história da cidade que surgiu do meio da Floresta Amazônia há quase um século. A Santo Antônio Energia, em parceria com a empresa de arqueologia Scientia Consultoria Científica, promove a primeira edição do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho. Funcionários da Scientia, moradores da região e estudantes de turismo da Faculdade São Lucas levarão os visitantes aos principais prédios e monumentos da cidade e contarão as histórias, relatos e lendas que envolvem cada construção.

São três opções de passeios gratuitos, realizados de manhã e à tarde, com saídas às 9h, 10h30, 15h e 16h30. “A ação faz parte do Programa de Educação Patrimonial da Santo Antônio Energia, que tem o objetivo de ajudar a população de Porto Velho a conhecer um pouco mais sobre o seu passado e resgatar suas tradições”, afirma Acyr Gonçalves, Coordenador deste Programa na concessionária.

Os visitantes podem fazer as três opções disponíveis de trajetos, as quais iniciam em pontos turísticos diferentes e percorrem patrimônios históricos e culturais de relevância nacional como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, prédio do Relógio e o Mercado Cultural. Também haverá placas de sinalização nas cores de cada trajeto (amarelo, verde e azul) pelas ruas e um resumo histórico da construção em todas as paradas.

O trajeto amarelo tem início no Mercado Cultural, passa pelo prédio do Relógio até chegar à famosa Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O verde começa no Prédio da Universidade Federal de Rondônia e segue pela Praça das Três Caixas d´Água, Marco Geográfico (zero) e termina no Mirante II, que oferece vista para o complexo Mamoré, Rio Madeira e UHE Santo Antônio. A opção de trajeto azul tem início na Catedral e faz paradas na Loja Maçônica, no Palácio Presidente Vargas, na Praça Getúlio Vargas e finaliza no Mercado Cultural.

Algumas surpresas foram reservadas aos participantes: a Loja Maçônica será aberta pela primeira vez ao público devido ao início das comemorações do centenário da comunidade maçom da região. Já a Catedral e o Prédio do Relógio, o qual inclui acesso aos vitrais internos e ao Museu de Geologia, estarão abertos durante todo o dia para visitação. Além disso, o apito da Estação Ferroviária Madeira-Mamoré será tocado nos antigos horários, pontualmente.

As próximas edições do “Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho” serão realizadas nos feriados dos dias 12 de outubro e 15 de novembro. 

  
 

“Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho”

Data: 7 de setembro de 2009

Horários: 9h, 10h30, 15h e 16h30

Gratuito e aberto ao público de todas as idades 

Trajetos:

Amarelo: Mercado cultural, prédio do Relógio e Estrada de Ferro Madeira Mamoré (cerca de 45 minutos)

Verde: Prédio da Universidade Federal de Rondônia, Praça das Três Caixas d´Água, Marco Geográfico (zero), Mirante II – vista para o complexo Mamoré, Rio Madeira e UHE Santo Antônio (30 minutos)

Azul: Catedral, Loja Maçônica, Palácio Presidente Vargas, Praça Getúlio Vargas e Mercado Cultural (25 a 30 minutos)


Usina Hidrelétrica Santo Antônio

Com potência instalada de 3.150 megawatts e investimento de R$ 13,5 bilhões, a UHE Santo Antônio é considerada referência em construção de hidrelétricas ao utilizar tecnologia avançada e menos agressiva ao meio ambiente.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país - tem entre seus acionistas as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. 

Fonte: José Carlos Sá

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

"As Ribeirinhas": um Manifesto de Arte e Identidade Amazônica celebra 31 Anos da Casa de Cultura Ivan Marrocos

"As Ribeirinhas": um Manifesto de Arte e Identidade Amazônica celebra 31 Anos da Casa de Cultura Ivan Marrocos

A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita 50 alunos em oficina de vídeo documentário em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita 50 alunos em oficina de vídeo documentário em RO

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)