Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Rondônia terá Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente



O assunto foi discutido durante toda a semana pelas equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e inclusive tema de seminário na ultima sexta-feira (07). Conforme a Secretária de Estado da Educação, Irany Freire, a criação do novo fórum cumpre o disposto no Decreto Federal n.º 6.755, de janeiro deste ano, que institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

“O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente de Rondônia terá em sua composição, representantes de diferentes instituições ligadas à questão educacional”, ressaltou a secretária.

O objetivo é acompanhar a execução e revisão periódica do plano estratégico da Política e do Plano Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério. Segundo a Coordenadora pedagógica da Seduc, Maranei Rohers, o Plano o Fórum será responsável por articular as ações voltadas ao desenvolvimento de programas e atividades de formação inicial e continuada desenvolvidas pelos membros do fórum; coordenar a elaboração e aprovar as prioridades e metas dos programas de formação inicial e continuada para profissionais do magistério, e demais questões pertinentes ao bom funcionamento dos programas.

Além disso, o fórum irá propor mecanismos de apoio complementar ao bom andamento dos programas de formação, bem como a aplicação de recursos oriundos de receitas dos Estados e municípios, segundo as possibilidades de seus orçamentos; subsidiar os sistemas de ensino na definição de diretrizes pedagógicas e critérios para o estabelecimento de prioridades para a participação dos professores em cursos de formação inicial e continuada; dar amplo conhecimento aos sistemas estaduais e municipais de educação das diretrizes e prioridades da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

“A Seduc tem como prioridade o incentivo à formação de seus educadores, por isso procura capacitar estes profissionais em serviço e consolidar suas bases teóricas para a reflexão de sua atuação na sala de aula, bem como oportunizar o conhecimento de instrumentos que aponte caminhos à solução das diferentes problemáticas que possam existir no ensino do estado”, disse Maranei.

Fonte: A/I SEDUC
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

A II Mostra de Cinema dos Invisíveis encerrou sua passagem pelos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, em Porto Velho (RO). As ações foram reali

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), teve sua trajetória destacada na Revista Buli, publicação nacional voltada às artes cênicas e ligada a

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)