Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Rondônia terá Calendário Escolar Unificado a partir de 2009



O governador Ivo Cassol sancionou, no último dia 14, a Lei 1.872 que estabelece a unificação do calendário para início das aulas, no primeiro e segundo semestres de cada ano letivo em Rondônia, no âmbito municipal e estadual. Aprovada pela Assembléia Legislativa, a lei tem por objetivo facilitar o acesso de todas as pessoas à sala de aula, no que se refere especificamente ao transporte escolar, que com a integração do início das aulas atenderá a todos. Até este ano, os veículos só circulavam após o início das aulas nas escolas da rede municipal, prejudicando assim os alunos da rede estadual.

Com base na lei, caberá à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a elaboração do Calendário Escolar Unificado, que deverá ser seguido pelas Secretarias Municipais da Educação de todos os municípios rondonienses.

Como o calendário deste ano já foi elaborado, segundo o secretário Edinaldo Lustoza, os efeitos da lei passam a valer a partir do ano letivo de 2009. “Depois de elaborar o calendário do ano letivo, a Seduc deverá comunicar aos municípios com pelo menos 30 dias de antecedência para que as secretarias municipais possam se organizar e comunicar às escolas de forma que tudo ocorra sem transtornos, principalmente para os alunos”, afirmou Lustoza.

Ao assinar a lei, o governador Cassol ressaltou que se trata de mais uma demonstração da preocupação do Estado para com a Educação dos rondonienses, incluindo os alunos que residem na zona rural e que necessitam do transporte gratuito para chegarem às escolas instaladas na área urbana. Ele destacou, ainda, que só no ano passado foram aplicados quase R$ 19 milhões no transporte escolar, enquanto este ano serão R$ 22 milhões, segundo dados do Setor de Convênios da Seduc.

Fonte: Veronilda Lima
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)