Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Rondônia está entre os seis Estados brasileiros aptos a receberem recursos do Sistema Nacional de Cultura (SNC)


A deputada federal Marinha Raupp (PMDB), que fez gestão junto ao Ministério da Cultura para garantir a inclusão do estado no Programa “Brasil de Todas as Telas”, explicou que, num primeiro momento, a Superintendência Estadual dos Esportes da Cultura e Lazer (SECEL) estará recebendo R$ 438.400,00 para o resgate da memória e preservação do patrimônio cultural das comunidades indígenas e quilombolas do Vale do Guaporé.

A deputada Marinha acompanhada de Eluane Martins, titular SECEL, participou ontem, terça-feira (2), de evento no Palácio do Planalto, onde a presidente Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciaram recursos na ordem de R$ 19,5 milhões para o Acre, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rondônia.

O projeto vai identificar e registrar essas comunidades tradicionais, compor uma base de dados; realizar buscas e pesquisas aos acervos particulares e estimular a economia solidária do artesanato, culinária, música, danças.

“O alcance desse recurso é para atender até 10 comunidades indígenas, em torno de três mil pessoas”, anunciou a deputada rondoniense, que fez diversas ações tanto na implementação do plano de cultura como o SNC para que Rondônia se enquadrasse e pudesse ser contemplada.

O programa do Minc tem o objetivo de expandir o mercado interno, universalizar o acesso da população aos serviços audiovisuais com investimento em produção, distribuição e programação de conteúdos.

Fonte: Carlos Eduardo de Lima

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)