Terça-feira, 17 de setembro de 2024 - 07h43

De 06 a 15 de setembro de 2024, aconteceu a 27° Bienal Internacional do Livro de São Paulo que contou com a presença das AJEBs de 20 estados do Brasil as quais têm se destacado em diversas regiões do país, promovendo a literatura e apoiando novos talentos.
O Estado de Rondônia ganhou destaque ao contar com a
participação de 25 escritoras talentosas, além de ter duas representantes
internacionais no evento.
Segundo Izabel Cristina, Presidente Coordenadora da Associação
de Jornalistas e Escritoras do Brasil / Coordenadoria Rondônia , essas
escritoras têm contribuído significativamente para a literatura local e
nacional, trazendo novas perspectivas e enriquecendo o cenário literário com
suas obras.
A presença das escritoras internacionais, Vanessa Noronha
Tölle membro associada da AJEB RO e correspondente internacional
para a AJEB RO na Áustria como também a escritora boliviana Erika
Mertens Nuñez Vela, empossada como Membro Benemérita da AJEB RO
na Bolívia é um testemunho da qualidade e relevância do trabalho
produzido em Rondônia, ajudando a colocar o estado em evidência no mapa
literário global.
Esse reconhecimento é um incentivo para que mais jovens escritoras de Rondônia e de todo o Brasil continue a explorar sua criatividade e compartilhar suas histórias com o mundo.

Enfatizamos também a presença do Dr. Reginaldo Pereira Trindade do MDC que trouxe o apoio às Escritoras de Rondônia e também veio como representante da Poeta de Rua, Ana Castro que lançou sua obra: Sobre Vida com o apoio da AJEB RO E SP, através da Silvia Securato, empresária que patrocinou sua obra.
Portanto, podemos perceber que as AJEBs através de suas iniciativas, têm sido uma plataforma crucial para o desenvolvimento desses talentos, promovendo a diversidade e a inclusão na literatura.
Segundo a Presidente da AJEB Nacional, Renata Dal-Bó, a AJEB além de proporcionar uma vitrine para o talento feminino, a participação dessas 130 escritoras na Bienal também serve para inspirar novas gerações de mulheres a seguir carreiras na escrita.
Para Nancy Alcântara Presidente Coordenadora da AJEB São Paulo, esse encontro de escritoras mostra que é possível alcançar reconhecimento e sucesso com a diversidade literária no país.
Ana MariaTourinho, Vice Presidente da Rede Sem Fronteiras citou em sua fala que a diversidade de vozes presentes em um evento com tantas autoras, também promove um diálogo mais inclusivo e abrangente.
Em suma, a participação de 130 escritoras em um evento literário não é apenas uma celebração do talento feminino, mas também, um passo importante rumo à igualdade de gênero na literatura. Com cada história contada, essas autoras contribuem para um mundo mais inclusivo e diversificado, onde todas as vozes têm a chance de ser ouvidas e apreciadas.
Para o secretário Júnior Lopes / SEJUCEL, o apoio a iniciativas como esta, mostra o compromisso e abre oportunidades para que a cultura de Rondônia seja destacada no cenário literário nacional e internacional, além de promover as escritoras Rondonienses.
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)