Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 - 16h14

Na última terça-feira (26), o prestigiado Theatro da Paz, em Belém (PA), recebeu a edição 2025 do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, uma noite de celebração da diversidade cultural e do talento artístico da região. E Rondônia fez história: com cinco indicações, o estado conquistou dois prêmios, reforçando sua força no cenário musical amazônico.

A cantora Gabriê, que concorria nas categorias Pop e MPB, conquistou o prêmio de Melhor Artista Pop, encantando o público com sua presença marcante e a potência de sua voz. Em seu discurso, emocionada, destacou a relevância da conquista em sua trajetória e para tantas outras mulheres artistas:
“Esse prêmio representa muito para mim enquanto artista e enquanto mulher. Nós sabemos que precisamos correr duas vezes, entregar duas, três vezes mais. Que esse reconhecimento chegue a todas as mulheres e artistas da minha terra. A Amazônia é música, é arte, é pop também. Nós estamos provando isso para o mundo.”

Já a pianista Patrícia Yamazaki brilhou ao receber o prêmio de Melhor Solista Erudita, agradecendo ao Sebrae pelo incentivo e à plateia pelo reconhecimento:
“Quero muito agradecer esse prêmio porque ele é para Rondônia, representando todos que acreditam no que nós fazemos no nosso estado. Rondônia tem cultura, tem vários estilos musicais, e eu estou muito feliz e honrada de poder levar esse reconhecimento para nossa terra.”
O artista Vision Apache, que representou o estado na categoria Música Urbana, também marcou presença com força e originalidade, mesmo sem levar o troféu para casa, reiterou sua gratidão ao apoio do Sebrae e destacando a importância de Rondônia estar representada entre os grandes nomes da música amazônica.
O maestro Marcelo Carvalho, fundador e diretor da Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho e da Escola de Música Villa-Lobos, também marcou presença na cerimônia de premiação. Marcelo contribuiu como um dos curadores do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, reforçando a importância da curadoria especializada na valorização dos talentos da região.
Este ano, o prêmio homenageou a cantora Joelma, e os artistas convidados subiram ao palco em performances que revisitaram clássicos da sua carreira, reforçando o elo entre tradição e inovação na música da Amazônia.

Além da homenagem, o evento reafirmou sua missão: valorizar a identidade regional e dar projeção nacional à produção artística da Amazônia. A iniciativa é realizada pelo Sebrae, com patrocínio do Banpará (via Lei Rouanet) e da Equatorial Pará (via Lei Semear, do Governo do Estado), reunindo ainda os Sebrae da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso como parceiros estratégicos. Rondônia contou com cinco indicações e três artistas representando o estado, confirmando sua relevância no circuito cultural.
Os resultados conquistados pelos artistas reforçam a importância do Sebrae em Rondônia no incentivo à cultura e no fortalecimento da presença artística do estado no cenário nacional. Ao apoiar talentos locais, o Sebrae contribui não apenas para o crescimento individual dos artistas, mas também para a valorização da identidade cultural rondoniense e amazônica.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)