Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Ribeirinhos de Porto Velho são tema de exposição em BSB


Ribeirinhos de Porto Velho são tema de exposição em BSB - Gente de Opinião

As famílias de ribeirinhos moradores na região do rio Madeira, em Porto Velho (RO), onde está sendo implantada a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, são destaque em exposição de telas que vai até o dia 18 de dezembro, em Brasília.

Os trabalhos da coleção “Rio Madeira – Gigante da Floresta” retratam o cotidiano dos ribeirinhos envolvidos com a instalação do empreendimento. Segundo o artista plástico Mikéliton Alves Pereira, autor das obras, há seis anos ele vinha visitando as capitais dos estados da Região Norte, retratando o cotidiano das pessoas em geral. “Ao chegar a Porto Velho, deparei-me com o início da construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Notei que aquele ribeirinho era diferente das pessoas que habitam as florestas. Fiz o projeto e com apoio da Santo Antônio Energia, tive a chance de pintar e fotografar uma série de quadros sobre a vida no rio Madeira. As comunidades são isoladas, as vezes demora até quatro horas de ‘voadeira’ para se deslocar de uma a outra. Sozinho eu não teria conseguido”.

Mikéliton contou ainda que um desdobramento deste projeto, realizado em parceria com a concessionária Santo Antônio Energia, proporcionou oficinas de desenhos e pintura para crianças, adolescentes e adultos, com foco na valorização da cultura regional. “Muitos têm aptidão para a pintura, mas não tinham acesso aos cursos nem às galerias. Além das aulas, levamos os alunos para conhecer a Casa de Cultura Ivan Marrocos, a galeria do Sesc RO e passamos uma tarde conversando com a artista Rita Queiroz, outra artista local”.

Na abertura do evento, o diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Carlos Hugo Annes de Araújo, destacou a importância do trabalho realizado em parceria com o artista local. “Mikéliton conseguiu captar as cores e as expressões dos moradores das margens do Rio Madeira com exatidão”. Já o diretor do Museu Nacional, Wagner Barja, destacou que a “diversidade de propostas deste museu permite receber todo tipo de obra em defesa do meio-ambiente”.

A exposição foi aberta na noite de terça-feira, 29, e contou com as presenças de artistas plásticos, professores, técnicos de vários ministérios, entre eles Wajdi Mishmish, da diretoria de Planejamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Dalvino Franca, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Celso Knijnik, Diretor do Programa de Energia Elétrica do Ministério do Planejamento e Paulo Damião, diretor de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia.
 

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, que inicia a geração de energia na segunda quinzena de dezembro deste ano, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: Mauricio Vasconcelos

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio