Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Revelando os Brasis realiza sessão em Porto Velho nesta quinta (3)



O Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis – Ano V chega à capital Porto Velho (RO)para apresentação do filme rondoniense “A Troca”, de Joelma Silva Ferreira, de Candeias do Jamari, selecionada pela quinta edição do projeto. A sessão acontecerá no dia 03/12, às 19h30, na rua em frente ao Mercado Cultural.O projeto é realizado pelo InstitutoMarlin Azul com patrocínio da Petrobras.

Revelando os Brasis realiza sessão em Porto Velho nesta quinta (3) - Gente de OpiniãoInaugurado em 22 de outubro, o Circuito Revelando os Brasis está percorrendo o país até 03 de dezembro. Divididos em duas rotas, dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção vão percorrer cerca de 30 mil quilômetros, realizando 20 sessões de cinema ao ar livre nos 20 pequenos municípios com até 20 mil habitantes onde as histórias foram gravadas e sessões nas 15 capitais dos estados participantes. Os veículos levam tela de cinema, projetores e cadeiras.

Contemplando as cinco regiões brasileiras, o Circuito percorrerá em 40 dias localidades dos estados de Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A nova edição é composta por 11 documentários e 09 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre lendas, causos, crendices, personagens populares, tradições, destacando temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira e valorizam novos olhares sobre o Brasil. 

O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades com até 20 mil habitantes a possibilidade de contar suas próprias histórias através do cinema.

Conheça um pouco mais sobre o Revelando os Brasis

Lançado em 2004, o Revelando os Brasis realizou quatro edições que resultaram na produção de 180 obras, entre ficções, documentários e uma animação. Depois das histórias selecionadas, os autores participam de uma oficina audiovisual com duração de 15 dias, no Rio de Janeiro, onde aprendem noções básicas de roteiro, direção, produção, direção de fotografia, direção de arte, som, mobilização comunitária.

Após o curso, os autores retornam às cidades para a gravação dos filmes com o acompanhamento de uma produtora custeada pelo projeto e a participação de membros da comunidade em funções artísticas e de produção.

Na etapa de difusão, os filmes são apresentados nas comunidades e nas capitais através de sessões de cinema com entrada franca em praças e ruas dos municípios. Na fase seguinte, as produções do projeto ganham lançamento em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil. Promovido em 2013, o 5º Concurso  Nacional de Histórias do projeto recebeu 951 inscrições.

Rotas do Circuito Nacional de Exibições
Revelando os Brasis Ano V
Veja por onde os caminhões-cinema passaram

Rota 1

Rota 2

Data

Cidade

Data

Cidade

22/10

Vargem Alta – ES

25/10

Palmeiras – BA

23/10

Vitória – ES

27/10

Salvador – BA

24/10

Águia Branca – ES

24/11

João Pessoa – PB

28/10

Belo Horizonte – MG

31/10

Barra de Santa Rosa – PB

29/10

Brazópolis – MG

1º/11

Aparecida – PB

30/10

São Paulo – SP

03/11

Natal – RN

31/10

Corumbataí – SP

04/11

Lajes – RN

1º/11

Tabapuã – SP

06/11

Fortaleza – CE

03/11

Campo Grande – MS

07/11

Uruburetama – CE

05/11

Ladário – MS

08/11

Meruoca – CE

08/11

Douradina – PR

10/11

Aiuaba – CE

09/11

Curitiba – PR

13/11

São Domingos do Azeitão – MA

11/11

Irineópolis – SC

16/11

São Luís – MA

13/11

Florianópolis - SC

19/11

Santarém Novo – PA

14/11

Arroio do Sal – RS

20/11

Belém – PA

15/11

Porto Alegre – RS

25/11

Arraias – TO

03/12

Porto Velho – RO

27/11

Quilombo – TO

03/12

Candeias do Jamari – RO

--------

-------------------------------

SERVIÇO

Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V

Data: 03/12/15

Horário: 19h30

Local:Em frente ao Mercado Cultural – Porto Velho (RO)

PROGRAMAÇÃO EM PORTO VELHO

A Troca

Roteiro, direção e produção: Joelma Silva Ferreira

Candeias do Jamari - RO

Nasceu em 1970. Ensino Superior. Vendedora.

Ficção: Aproveitando a passagem de uma tribo indígena pelo acampamento de seringueiros, crianças trocam a irmã mais nova por um papagaio. Baseado em fatos reais.

Quando Batem as Seis Horas

Roteiro, direção e produção: Mikaely de Sousa Batista

Aparecida - PB

Nasceu em 1992. Ensino Superior. Estudante.

Ficção:Docudrama que detalha a importância do rádio, em pleno século XXI, na vida de uma mulher solitária, que vive na zona rural de Aparecida.

Dona Ginu

Roteiro, direção e produção: Fabiano Silva Ferreira

Uruburetama - CE

Nasceu em 1984. Ensino Superior. Professor.

Documentário: Dona Ginu é uma contadora de histórias, considerada patrimônio histórico-cultural de Uruburetama.  Alguém que reconhece suas origens e irradia alegria.

Simplesmente Lúcia

Roteiro, direção e produção: Luzia de Queiroz Cassiano

Douradina - PR

Nasceu em 1956. Ensino Superior. Professora.

Documentário: Mulher de 80 anos que tem na memória poemas e cantigas que são para ela pedaços de vidas vividas: tristes, alegres, patrióticos, críticos de amor... Lúcia brinca com as palavras e sentimentos do cotidiano.

Mais informações: www.revelandoosbrasis.com.br
Instituto Marlin Azul / imprensa@imazul.org /facebook.com/institutomarlinazul

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio