Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Retomada do Arraial Flor do Maracujá é discutida entre Governo de Rondônia e grupos folclóricos


Retomada do Arraial Flor do Maracujá é discutida entre Governo de Rondônia e grupos folclóricos - Gente de Opinião

O público rondoniense poderá ver este ano, a retomada do tradicional Arraial Flor do Maracujá, a maior afirmação do folclore em Porto Velho. O Governo de Rondônia manteve reunião na terça-feira (26) com representantes de grupos folclóricos tendo como principal pauta o retorno da festa folclórica do Estado, bem como outros assuntos relacionados ao arraial, resgatando este movimento com a finalidade de atender ao anseio da sociedade como um dos maiores empreendimentos no contexto sócio-cultural do município.

Estiveram reunidos na terça-feira, no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meireles, dirigentes da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel e de entidades representativas dos grupos folclóricos. Durante a reunião, os presentes demonstraram esperança quanto ao retorno do evento interrompido após a edição de 2019, em virtude da pandemia causada pelo coronavírus. 

PATRIMÔNIO IMATERIAL

O evento fomenta a economia da Capital, com a participação de centenas de comerciantes autônomos; ambulantes que conseguem renda durante o período do evento. A superintendente Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Mayara Metran, lembrou que o Governo do Estado sancionou a lei que reconhece o Arraial Flor do Maracujá como Patrimônio Histórico Cultural de Natureza Imaterial Rondoniense.

A coordenadora de Cultura, Madma Dias, enfatizou que esse ato “demonstra de modo contundente o quanto o Governo do Estado acolhe todas as manifestações da cultura popular”.

Ela lembrou que, além do Flor do Maracujá, o Executivo Estadual reconheceu a Banda do Vai Quem Quer e a Festa do Divino Espírito Santo do Guaporé, como registros culturais do Estado. Atualmente, estuda o reconhecimento da Festa do Pomerana, em Espigão do Oeste, como Patrimônio Histórico Cultural de Rondônia.

O presidente da Federação de Quadrilhas, Boi-Bumbás e Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia  – Federon, Fernando Rocha, também participou da reunião e destaca o compromisso do Governo do Estado em retomar o tradicional arraial e o encontro serviu para que fosse pontuados assuntos importantes para a realização do Flor do Maracujá. 

Dirigentes dos grupos folclóricos reunidos com a Sejucel para definir rumos o evento 

EXPECTATIVA

“O rigor da retomada é o resgate de um arraial do qual esperamos ver o brilho e a grandeza daquele que vimos há dois anos”, comentou o professor universitário Marco Antônio Domingues Teixeira, presidente da comissão de jurados.

Teixeira abordou quanto à importância da sociedade prestigiar o Arraial Flor do Maracujá, no sentido, não apenas como uma festa, e sim um evento que transborda todo um contexto artístico, no tocante à mostra cultural regional, essencialmente na representatividade folclórica.

Para o técnico responsável pela Articulação do Sistema Estadual de Cultura, professor Alécio Valois, a reunião foi marcante e histórica para a cultura rondoniense: “Com a superintendente Mayara Metran e a coordenadora de Cultura, Madma Dias, ouvimos os representantes dos grupos de quadrilhas e bois-bumbás, para discutir e garantir a edição 2022 deste evento, que é uma das maiores manifestações da cultura popular da região Norte do Brasil”, disse.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

O projeto “Oficinas Raízes Criativas: Cultivando Cultura, Arte e Sustentabilidade”, realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e De

Dia Internacional da Animação em Porto Velho mobiliza universidades públicas em Porto Velho

Dia Internacional da Animação em Porto Velho mobiliza universidades públicas em Porto Velho

O Dia Internacional da Animação comemora 22 anos em 2025. A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Plane

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)