Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Resistência de um povo guerreiro - Boi Bumbá Tira Teima é Campeão do Grupo de Acesso.


Resistência de um povo guerreiro - Boi Bumbá Tira Teima é Campeão do Grupo de Acesso. - Gente de Opinião

Diretamente do bairro Ulisses Guimarães para a arena da Cidade da Cultura, ou melhor dizendo do Arraial Flor do Maracujá, o boi bumbá adulto Tira Teima encantou o público e os jurados, conquistando a maior pontuação entre os concorrentes de sua categoria, conquistando o título de campeão da 41° Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás..

No dia 2 de agosto de 2025, o Boi Bumbá Tira Teima entrou na arena do Flor do Maracujá com uma apresentação memorável com o tema "Resistência de um Povo Guerreiro". Apresentação do boi se destacou por sua profundidade e por ter sido o grande campeão do Grupo de Acesso.

A escolha do tema foi uma poderosa homenagem à história de lutas e superação do povo da Amazônia, com foco nas comunidades indígenas e ribeirinhas que, por gerações, têm resistido a adversidades, preservando sua cultura, suas tradições e seu território. A arena se transformou em um palco de celebração e conscientização, onde a arte e a cultura popular se uniram para contar uma história de força e perseverança.

Resistência de um povo guerreiro - Boi Bumbá Tira Teima é Campeão do Grupo de Acesso. - Gente de Opinião

Com impecáveis, figurinos deslumbrantes e a poderosa Marujada do Boi Tira Teima, a apresentação capturou a essência do tema. A performance foi uma jornada emocionante que retratou a resistência, destacando a beleza e a riqueza dos povos da floresta.

O título de campeão do Grupo de Acesso é um reconhecimento da excelência do trabalho artístico e da mensagem forte e necessária que o Boi Tira Teima trouxe para a arena. A apresentação foi um lembrete do poder da cultura como ferramenta de resistência e um reflexo da importância de honrar as raízes e a história do povo da Amazônia.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)