Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

RAÍZES DO PORTO ESTREIA ‘MARIA.COM’


RAÍZES DO PORTO ESTREIA ‘MARIA.COM’ - Gente de Opinião

Nesta sexta, 30, no Espaço Cultural Vrena, o Grupo Raízes do Porto retoma os palcos em Porto Velho com sua nova produção, ‘Maria.com’, espetáculo adulto que retrata a história de mulheres que sofreram e sofrem com a violência, abuso e assédios.

Maria.com surge de pesquisas realizadas com mulheres de várias classes sociais que sofreram e sofrem com os diversos tipos de violência. Segundo a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, no âmbito familiar, ou em qualquer relacionamento íntimo que demonstre afeto.  Essas Marias estão por aí, se relacionando, trabalhando ao lado de colegas, morando ao lado de nossa casa. Enfim, circulam por todas as cidades do mundo e muitas vezes não percebemos seus sinais de socorro ou evitamos “meter a colher” onde não somos chamados. Portanto, este espetáculo vem tentar mostrar estes dramas e buscar apontar soluções e provocar o debate.

Em palco serão cinco Marias, cada uma com sua realidade, com sua história e suas justificativas para aguentar tanto sofrimento sem denunciar. Com isso, elas se revelam e através desta exposição se conhecem e se tornam fortes. Através desta união surge a ideia de criar um lugar para denúncias, para extravasar os sentimos. Assim, criam um blog para lá retratar o que sentem e assim tentar alertar a sociedade e outras mulheres sobre o seu drama, que pode ser igual ao de quem lê. Enfim, criar uma teia de solidariedade, onde todas sejam amparadas à luz da lei.

Nessa primeira fase serão três apresentações no Espaço Vrena, nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio (sexta, sábado e domingo), onde o ingresso poderá ser trocado no local por 2 kg de alimentos não perecíveis. Já estão também agendadas apresentações na Fraternidade Espírita Irmã Clara (Bairro Marcos Freire), Associação de Mulheres Rurais do Rio Jatuarana, Igreja do Porto, Comunidade Nazaré, São Carlos, ICEAL. Ao todo, serão 10 apresentações em locais alternativos, em bairros e associações para posterior temporada em um teatro convencional. “Nossa intenção é levar o teatro e o tema violência contra a mulher em locais onde ele é mais visível, que são as comunidades menos favorecidas. Após viremos para o centro da cidade, onde ela existe mas de forma mais velada”, enfatiza a diretora Suely Rodrigues.

Maria.com é um projeto que foi contemplado com o prêmio Myiam Muniz de teatro e tem patrocínio da Petrobras. Também contamos com o apoio para montagem deste espetáculo do publicitário Rudney Prado, fotógrafo Ronaldo Nina, veículos de comunicação de Porto Velho, Baaribu Nonato (composição da música tema do espetáculo) e Paulinho Batera.

 

SERVIÇO:

O QUE:  Maria.com - Pode ser sua história

Onde: Espaço Cultural Vrena – Associação Cuniã, Rua Tobias Barreto, 118, bairro Tucumanzal. Para localização: pode entrar pelo trevo da Eletronorte, a associação fica atrás do Posto Garimpeiro.

Texto e direção: Suely Rodrigues

Assistente de Direção: Kenny Frazão

Elenco: Kenny Frazão, Emilli Sousa, Arlete Vrena, Jane Carla e Odicléia Silva

Cenário, figurino e adereços: Nonato Tavares (Manaus/AM)

Maquiagem: Odinaldo Silva

Projeto de Luz: Suely Rodrigues

Operador de luz: Suely Rodrigues/Osias Silva

Músicas: Baaribu Nonato

Operador de Som: Geovani Berno

Produção: Geovani Berno e Suely Rodrigues

Fotos do cartaz e divulgação: Ronaldo Nina

Informações: (69) 9201-1778 (Suely) (69) 9984-0068 (Geovani)

Fonte: Geovani Berno e Juraci Júnior

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio