Quinta-feira, 12 de março de 2009 - 15h39
O Coordenador da Bancada de Rondônia, Deputado Eduardo Valverde (PT) reuniu-se hoje com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco para tratar da expansão da Escola Técnica Federal em vários municípios rondoniense.
O Governo Federal pretende inaugurar nos próximos dois anos mais de 150 escolas técnicas em todo o País. O estado de Rondônia será contemplando com seis unidades, nos municípios de Guajará-Mirim, Machadinho D'Oeste, Pimenta Bueno, São Miguel do Guaporé, Buritis e Ouro Preto.
De acordo com Valverde, o governo está expandindo a rede tecnológica que ficou por anos esquecida. A meta, lembrou ele, é passar das atuais 140 escolas para 354 nos próximos dois anos. Segundo o parlamentar, a expansão do ensino tecnológico em todo o país é uma saída para a falta de profissionais capacitados para ocupar vagas que estão sendo oferecidas pelo mercado de trabalho. " Os investimento em ensino tecnológico vão colaborar significativamente para a mudança do perfil econômico do município e também da região", ressaltou.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o ensino médio é a etapa da educação básica na qual se registram os maiores índices de evasão, menos de 30% dos jovens de 18 a 24 anos chegam ao ensino superior. Sem perspectivas de ingressar na universidade, muitos deixam as salas de aula. Com a educação profissional, o jovem conclui o ensino médio pronto para o mercado de trabalho.
O deputado Valverde aproveitou a reunião para tratar também da implantação pelos municípios dos programas Brasil Profissionalizadado e do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil, modalidade de educação a distância, visando levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino técnico e para a periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio.
Segundo Eliezer, para a expansão do Programa Brasil Profissionalizado serão investidos R$ 900 milhões aos estados e municípios que ofertam educação profissional no país. Esse programa visa fortalecer as redes estaduais de educação tecnológica. Mais de R$ 500 milhões já foram repassados pelo MEC para estimular a implementação de ensino médio integrado à educação profissional nos estados. O dinheiro deve ser empregado em obras de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores.
Para dar agilidade a implantação desses dois programas em Rondônia, o deputado Eduardo Valverde, reúne-se nesta segunda-feira (16) com a Secretária de Educação do Estado, Marli Cahula para verificar quais os municípios que já estão credenciados e aptos para a implantarem os programas. Caso haja algum impedimento será feito um mutirão para sanar as pendências.
Fonte: Leila Denise
Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio
Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di
Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa
Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena
Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO
A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q